Curricularização da extensão em cursos do IFSULDEMINAS Campus Poços de Caldas

Autores

  • Lorena Temponi Boechat IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas
  • Sérgio Pedini IFSULDEMINAS
  • André Roberto da Silva Pinto
  • Jane Piton Serra Sanches

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v12n22025568

Resumo

O artigo apresenta um relato de experiência sobre a curricularização da extensão em cursos superiores do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas. O objetivo é descrever os processos adotados para integrar a extensão aos currículos dos cursos de Engenharia da Computação, Administração e Licenciatura em Ciências Biológicas. A metodologia utilizada envolveu a análise documental dos Projetos Pedagógicos dos Cursos e o levantamento de práticas implementadas. Entre os resultados, destaca-se a criação de disciplinas específicas, ações interdisciplinares e o desenvolvimento de atividades voltadas à comunidade externa. A experiência revelou ganhos na formação cidadã dos estudantes e no fortalecimento do vínculo entre instituição e sociedade.

Biografia do Autor

  • Lorena Temponi Boechat, IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas

    Professora efetiva do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, Campus Poços de Caldas. Docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional ProfEPT do polo IFSULDEMINAS Campus Poços de Caldas. Coordenadora do curso de graduação de Engenharia de Computação. Coordenadora de Esporte e Lazer o campus Poços de Caldas. Possui graduação em Ciência da Computação (2002), graduação em Pedagogia (2014), especialização em Informática na Educação (2004), Administração de Sistemas de Informação (2005) e Educação Especial Inclusiva (2009). Graduação em Educação Física (em curso). Mestrado em Educação, Administração e Comunicação (2005). Doutorado em Engenharia Agrícola na Universidade Federal de Viçosa (2012). Coordenou projetos de Inclusão Digital e Educação Especial. Já atuou como professora de Universidades particulares e como coordenadora de cursos Stricto sensu, Lato sensu, graduação e técnicos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Informática na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: informática, educação, educação especial e computação. Líder do grupo de estudos Metodologias Ativas em EPT.

  • André Roberto da Silva Pinto

    Graduado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2010), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2015) e Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). É professor de Matemática e Física.

  • Jane Piton Serra Sanches

    Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP, Mestrado e Doutorado em Biologia Animal pela mesma instituição. Atualmente é Docente efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, campus de Poços de Caldas e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da mesma instituição. É Docente Orientadora do subprojeto de Biologia do Programa Residência Pedagógica-Capes e Orientadora de Mestrado no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). Tem experiência na área de Zoologia, Meio Ambiente e Educação Profissional e Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: Ictiologia, taxonomia dos grupos recentes, filogenia, conservação de espécies ameaçadas e educação profissional e tecnológica. É membra do Pod Poços de Caldas 500 Mulheres Cientistas.

Downloads

Publicado

2025-09-05

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Curricularização da extensão em cursos do IFSULDEMINAS Campus Poços de Caldas. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 12, n. 2, 2025. DOI: 10.18406/2359-1269v12n22025568. Disponível em: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/568. Acesso em: 12 fev. 2026.