Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Revista Eixos Tech é um periódico técnico-científico que tem como objetivo contribuir para o entendimento e a divulgação de trabalhos científicos que possam subsidiar as atividades acadêmicas, tecnológicas e de inovação.
ORIGINALIDADE
A Revista Eixos Tech publica apenas trabalhos inéditos, que não estejam aguardando avaliação, revisão ou publicação por outro periódico.
ABRANGÊNCIA
Multidisciplinar
TIPOS DE TRABALHOS
A revista recebe trabalhos, preferencialmente, de pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais nas seguintes modalidades:
Artigo: Trata-se de um relato completo de pesquisa primária ou trabalho experimental:
-
Para trabalho experimental: O texto deve representar processo de investigação científica coeso e propiciar seu entendimento, com exposição coerente das informações, de modo a possibilitar a reprodução do experimento. Deve ter entre 12-30 páginas.
-
Para pesquisa primária: O texto deve apresentar metodologia rigorosa, clara, discussão aprofundada e interface com a literatura científica nacional e internacional. Deve conter um máximo de vinte (20) páginas, incluindo resumos e no máximo 50 referências.
Short Communication: Trata-se de um relato completo, porém mais conciso. Deve possuir os mesmos critérios de qualidade e relevância que o artigo científico e representar uma contribuição significativa para as áreas de abrangência do periódico. Deve ter entre 08 e 10 páginas.
Revisão: Trata-se de trabalhos de revisão sistemática e integrativa. Estudo que reúne, de forma ordenada, resultados de pesquisas a respeito de um tema específico, auxiliando na explicação e compreensão de diferenças encontradas entre estudos primários que investigam a mesma questão, e aprofundando o conhecimento sobre o objeto da investigação. Utiliza métodos sistemáticos e critérios explícitos para identificar, selecionar e avaliar criticamente pesquisas relevantes, e para coletar e analisar dados dos estudos incluídos na revisão. Deve conter um máximo de vinte (20) páginas, incluindo resumos e no máximo 50 referências.
Reflexão: Trata-se da formulação discursiva aprofundada, focalizando conceito ou constructo teórico; ou discussão sobre um tema específico, estabelecendo analogias, apresentando e analisando diferentes pontos de vista, teóricos e/ou práticos. Deve conter um máximo de dez (10) páginas, incluindo resumos e no máximo 10 referências. Esta modalidade de trabalho será aceita exclusivamente para áreas da saúde.
Relato de Experiência: Trata-se do estudo em que se descreve uma situação da prática (ensino, assistência, pesquisa ou gestão/gerenciamento), as estratégias de intervenção e a avaliação de sua eficácia, de interesse para a atuação profissional. Deve conter um máximo de dez (10) páginas, incluindo resumos e no máximo 10 referências.
Boletim Técnico: Trata-se do estudo que publica recomendações e/ou informações baseadas em resultados experimentais ou em observações obtidas por pesquisadores. Seu objetivo é divulgar o conhecimento técnico, prático e científico para a comunidade científica, técnicos, extensionistas e outros atores. Deve conter um máximo de vinte (20) páginas, incluindo resumos e no máximo 20 referências.
IDIOMAS
A Revista Eixos Tech aceita submissões em português, inglês e espanhol.
A tradução deverá ser feita por especialista no idioma e com conhecimento dos termos técnicos da área, o que deve ser comprovado por meio de uma declaração ou certificação do tradutor atestando o serviço.
DATAS E PRAZOS
O trabalho pode ser submetido em qualquer época do ano na plataforma on-line em http://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/ojs.
A Revista Eixos Tech é um periódico de revisão pareada, de acesso livre e aberto, o qual tem publicação anual e que pode promover números temáticos especiais (não regulares), sob proposta individual e/ou convites aos autores.
Os artigos serão publicados de acordo com a ordem de aprovação.
TAXAS EDITORIAIS
A Revista Eixos Tech não cobra taxas de submissão ou de publicação dos artigos.
Processo de Avaliação pelos Pares
POLÍTICA DE AVALIAÇÃO
A Revista Eixos Tech adota avaliação cega por pares - DOUBLE BLIND PEER REVIEW. O trabalho original tem suas marcas de autoria removidas antes de ser encaminhado para a avaliação.
Dois especialistas de notório saber nas áreas de abrangência do periódico analisarão o manuscrito, emitindo parecer que justifique o ACEITE PARA PUBLICAÇÃO ou a REJEIÇÃO do manuscrito. Poderão, ainda, ser recomendadas que alterações sejam realizadas no trabalho original a fim de melhorá-lo para que, após nova análise, seja decidido se está adequado para publicação.
POLÍTICA CONTRA PLÁGIO E MÁS-CONDUTAS EM PESQUISA
Com o objetivo de manter a qualidade das publicações e garantir a integridade dos conteúdos que são veiculados pela Revista Eixos Tech, sugerimos que os autores visitem o sítio do Comitê de Ética em Publicação, o COPE (Committee on Publication Ethics), disponível em: http://publicationethics.org, onde é possível obter mais informações sobre identificação de plágio, fraudes e possíveis violações de ética.
Antes de serem designados para a avaliação cega por pares, todos os artigos são submetidos a ferramentas capazes de detectar plágio. As ferramentas utilizadas são http://www.docxweb.com/ e http://copyspider.com.br/main/pt-br
Periodicidade
A Revista Eixos Tech é um periódico de publicação em formato fluxo contínuo e que pode promover números temáticos especiais (não regulares), sob proposta individual e/ou convites aos autores.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Template
Modelo de formatação do artigo: .DOC
Sponsors
Fontes de Apoio
- Coordenação de Pesquisa
- NIPE - Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão
Histórico do periódico
A Revista Eixos Tech foi lançada em 2014 com objetivo de divulgar pesquisas científicas realizadas pelo campus Passos do IFSULDEMINAS. Entretanto, o escopo de atuação da revista ampliou-se e, a partir de 2015, a revista ampliou sua área de atuação com a aceitação de submissões de estudos científicos oriundos de diferentes instituições do Brasil e do Mundo. Em 2019 a Revista recebeu classificação Qualis B4 e registro DOI.
Indexadores: LivRe, Diadorim, Google Acadêmico, Academic Resource Index ResearchBib, Latindex, Sumários.Org, Ibict, LatinREV.