Curricularização da extensão em cursos do IFSULDEMINAS Campus Poços de Caldas

Autores

  • Lorena Temponi Boechat IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas
  • Sérgio Pedini IFSULDEMINAS
  • André Roberto da Silva Pinto
  • Jane Piton Serra Sanches

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v12n22025568

Resumo

O artigo apresenta um relato de experiência sobre a curricularização da extensão em cursos superiores do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas. O objetivo é descrever os processos adotados para integrar a extensão aos currículos dos cursos de Engenharia da Computação, Administração e Licenciatura em Ciências Biológicas. A metodologia utilizada envolveu a análise documental dos Projetos Pedagógicos dos Cursos e o levantamento de práticas implementadas. Entre os resultados, destaca-se a criação de disciplinas específicas, ações interdisciplinares e o desenvolvimento de atividades voltadas à comunidade externa. A experiência revelou ganhos na formação cidadã dos estudantes e no fortalecimento do vínculo entre instituição e sociedade.

Biografia do Autor

Lorena Temponi Boechat, IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas

Professora efetiva do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, Campus Poços de Caldas. Docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional ProfEPT do polo IFSULDEMINAS Campus Poços de Caldas. Coordenadora do curso de graduação de Engenharia de Computação. Coordenadora de Esporte e Lazer o campus Poços de Caldas. Possui graduação em Ciência da Computação (2002), graduação em Pedagogia (2014), especialização em Informática na Educação (2004), Administração de Sistemas de Informação (2005) e Educação Especial Inclusiva (2009). Graduação em Educação Física (em curso). Mestrado em Educação, Administração e Comunicação (2005). Doutorado em Engenharia Agrícola na Universidade Federal de Viçosa (2012). Coordenou projetos de Inclusão Digital e Educação Especial. Já atuou como professora de Universidades particulares e como coordenadora de cursos Stricto sensu, Lato sensu, graduação e técnicos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Informática na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: informática, educação, educação especial e computação. Líder do grupo de estudos Metodologias Ativas em EPT.

André Roberto da Silva Pinto

Graduado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2010), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2015) e Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). É professor de Matemática e Física.

Jane Piton Serra Sanches

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP, Mestrado e Doutorado em Biologia Animal pela mesma instituição. Atualmente é Docente efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, campus de Poços de Caldas e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da mesma instituição. É Docente Orientadora do subprojeto de Biologia do Programa Residência Pedagógica-Capes e Orientadora de Mestrado no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). Tem experiência na área de Zoologia, Meio Ambiente e Educação Profissional e Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: Ictiologia, taxonomia dos grupos recentes, filogenia, conservação de espécies ameaçadas e educação profissional e tecnológica. É membra do Pod Poços de Caldas 500 Mulheres Cientistas.

Downloads

Publicado

2025-09-05

Como Citar

BOECHAT, L. T.; PEDINI, S.; PINTO, A. R. da S.; SANCHES, J. P. S. Curricularização da extensão em cursos do IFSULDEMINAS Campus Poços de Caldas. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 12, n. 2, 2025. DOI: 10.18406/2359-1269v12n22025568. Disponível em: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/568. Acesso em: 8 set. 2025.

Edição

Seção

Artigos