Mortalidade e internação por afogamento não intencional de crianças e adolescentes no Brasil: uma revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.18406/2359-1269v12n32025595Resumo
O afogamento não intencional representa um importante problema de saúde pública no Brasil, especialmente entre crianças e adolescentes. O objetivo desta revisão narrativa foi sintetizar evidências sobre mortalidade e internação hospitalar por afogamento em indivíduos de 0 a 14 anos no país, identificando padrões epidemiológicos e tendências temporais. A busca bibliográfica foi realizada entre julho e setembro de 2025 nas bases SciELO e PubMed, utilizando descritores DeCS/MeSH relacionados a “afogamento”, “crianças”, “adolescentes”, “hospitalização” e “mortalidade”. Foram incluídos estudos originais, revisões e boletins publicados entre 2000 e 2025, em português ou inglês, que abordassem mortalidade e/ou internação por afogamento no Brasil. A análise qualitativa categorizou os achados em mortalidade, internações, características epidemiológicas e tendências regionais. Os resultados apontam que o afogamento é a segunda principal causa externa de morte em crianças de 1 a 14 anos, com maior risco em meninos e na faixa etária de 1 a 4 anos. Crianças pequenas se afogam principalmente em ambientes domiciliares, enquanto adolescentes se expõem mais a rios e águas naturais. Embora as taxas de mortalidade apresentem discreta redução nas últimas décadas, persistem níveis elevados e desigualdades regionais marcantes, ressaltando a necessidade de estratégias preventivas multissetoriais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Eixos Tech

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Eixos Tech é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Eixos Tech implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Eixos Tech - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais da obra publicada.