A Inovação digital na extensão curricularizada:

implementando projetos EAD e Podcast no programa Empreender Mais com ADM

Autores

  • David da Silva Beca Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) - Poços de Caldas, Minas Gerais
  • Aline de Freitas Ribeiro Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) - Poços de Caldas, Minas Gerais
  • Julia Beatriz Lima Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) - Poços de Caldas, Minas Gerais
  • Yuri Silveira Santos de Oliveira Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) - Poços de Caldas, Minas Gerais
  • Sérgio Pedini Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) - Poços de Caldas, Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v12n22025565

Resumo

Este artigo aborda a implementação e os resultados de iniciativas de extensão no curso Bacharelado em Administração do IFSULDEMINAS – Câmpus Poços de Caldas, com foco em dois projetos: um curso de Empreendedorismo na modalidade EAD e o podcast nomeado Pod'IFalar. O objetivo é apresentar a experiência de implementação do curso e o processo de estruturação e lançamento do podcast, como estratégias inovadoras do programa extensionista Empreender Mais com ADM. A pesquisa desenvolveu uma abordagem descritiva e qualitativa, com coleta de dados por meio de observações e análise dos indicadores de participação dos alunos. O curso EAD de Empreendedorismo, apesar de bem estruturado, trouxe desafios significativos referente à engajamento, com 45,4% de conclusão. Por outro lado, o podcast Pod'IFalar mostrou avanços importantes, com a conclusão da identidade visual, definição do cronograma, criação de redes sociais, gravação do primeiro episódio e o estabelecimento de metas para engajamento regional. Os resultados iniciais destacam a importância de ajustar metodologias de ensino para garantir maior adesão e empenho dos alunos e reforçar o papel da extensão universitária como instrumento de desenvolvimento e transformação acadêmica e social.

Biografia do Autor

David da Silva Beca, Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) - Poços de Caldas, Minas Gerais

Graduação em Administração pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), campus Poços de Caldas.

Aline de Freitas Ribeiro, Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) - Poços de Caldas, Minas Gerais

Graduanda em Administração pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), campus Poços de Caldas.

Julia Beatriz Lima, Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) - Poços de Caldas, Minas Gerais

Graduanda em Administração pelo Instituto Federal do Sul Minas (IFSULDEMINAS), campus Poços de Caldas.

Yuri Silveira Santos de Oliveira, Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) - Poços de Caldas, Minas Gerais

Graduação em Administração pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), campus Poços de Caldas.

Sérgio Pedini, Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) - Poços de Caldas, Minas Gerais

Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), campus Lavras. Graduação em Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IFSUDESTEMG), campus Rio Pomba. Mestrado em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), campus Lavras. Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), campus Lavras. Pós-doutorado pela Universidade de Perugia, Itália.

Downloads

Publicado

2025-09-05

Como Citar

DA SILVA BECA, D.; DE FREITAS RIBEIRO, A. .; LIMA, J. B.; SILVEIRA SANTOS DE OLIVEIRA, Y.; PEDINI, S. . A Inovação digital na extensão curricularizada:: implementando projetos EAD e Podcast no programa Empreender Mais com ADM. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 12, n. 2, 2025. DOI: 10.18406/2359-1269v12n22025565. Disponível em: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/565. Acesso em: 8 set. 2025.

Edição

Seção

Artigos