Jogos Digitais na Educação Matemática
Uma Experiência Extensionista em Escolas Públicas
DOI:
https://doi.org/10.18406/2359-1269v12n22025563Resumo
O projeto Cateto Fantástico constitui uma iniciativa extensionista desenvolvida por estudantes de Engenharia de Computação do IFSULDEMINAS – Câmpus Poços de Caldas, com o objetivo de contribuir para a redução da defasagem no ensino de matemática básica nas escolas públicas do município. A proposta, parte da compreensão da extensão universitária como um dos pilares fundamentais da formação do ensino superior, articulando saberes acadêmicos e demandas sociais. Através do desenvolvimento de um jogo digital educativo, o projeto promoveu a integração entre universidade e comunidade, ao mesmo tempo em que proporcionou aos estudantes uma formação mais ampla, ética e socialmente comprometida. Este artigo discute a relevância da extensão como instrumento de transformação social e analisa, frente às dificuldades estruturais da educação básica no Brasil, o potencial da tecnologia como ferramenta pedagógica inovadora para o ensino da matemática básica no ensino fundamental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Eixos Tech

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Eixos Tech é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Eixos Tech implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Eixos Tech - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais da obra publicada.