Jogos Digitais na Educação Matemática

Uma Experiência Extensionista em Escolas Públicas

Autores

  • Ana Carolina Fuentes IFSULDEMINAS
  • Lorena Temponi Boechat IFSULDEMINAS
  • Samuel de Mello Cagnani IFSULDEMINAS
  • Gabriel de Mello Correia IFSULDEMINAS

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v12n22025563

Resumo

O projeto Cateto Fantástico constitui uma iniciativa extensionista desenvolvida por estudantes de Engenharia de Computação do IFSULDEMINAS – Câmpus Poços de Caldas, com o objetivo de contribuir para a redução da defasagem no ensino de matemática básica nas escolas públicas do município. A proposta, parte da compreensão da extensão universitária como um dos pilares fundamentais da formação do ensino superior, articulando saberes acadêmicos e demandas sociais. Através do desenvolvimento de um jogo digital educativo, o projeto promoveu a integração entre universidade e comunidade, ao mesmo tempo em que proporcionou aos estudantes uma formação mais ampla, ética e socialmente comprometida. Este artigo discute a relevância da extensão como instrumento de transformação social e analisa, frente às dificuldades estruturais da educação básica no Brasil, o potencial da tecnologia como ferramenta pedagógica inovadora para o ensino da matemática básica no ensino fundamental.

Downloads

Publicado

2025-09-05

Como Citar

CAROLINA FUENTES, A. .; TEMPONI BOECHAT, L.; DE MELLO CAGNANI, S.; DE MELLO CORREIA, G. Jogos Digitais na Educação Matemática: Uma Experiência Extensionista em Escolas Públicas. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 12, n. 2, 2025. DOI: 10.18406/2359-1269v12n22025563. Disponível em: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/563. Acesso em: 8 set. 2025.

Edição

Seção

Artigos