Cenários para Investigação em Educação Financeira
DOI:
https://doi.org/10.18406/2359-1269v12n22025532Resumo
A Educação Financeira tem sido apontada pelos documentos oficiais, incluindo a Base Nacional Comum Curricular, no Brasil, como tema transversal. No entanto, estes documentos não apresentam sugestões e direcionamentos mais precisos para sua abordagem em sala de aula. Neste trabalho apresentamos e discutimos duas situações-problema com Educação Financeira à luz da Educação Matemática Crítica. A primeira situação, com referência a uma semi-realidade, pode reforçar o paradigma do exercício, enquanto a segunda, proposta de forma mais aberta e baseada na possível realidade de alunos brasileiros de escolas públicas, constitui um ambiente de aprendizagem que pode levar os estudantes a tomar decisões baseadas em matemática, bem como discutir e refletir sobre questões sociais e sua atuação como cidadãos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Eixos Tech

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Eixos Tech é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Eixos Tech implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Eixos Tech - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais da obra publicada.