Cenários para Investigação em Educação Financeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v12n22025532

Resumo

A Educação Financeira tem sido apontada pelos documentos oficiais, incluindo a Base Nacional Comum Curricular, no Brasil, como tema transversal. No  entanto, estes documentos não apresentam sugestões e direcionamentos mais precisos para sua abordagem em sala de aula. Neste trabalho apresentamos e discutimos duas situações-problema com Educação Financeira à luz da Educação Matemática Crítica. A primeira situação, com referência a uma semi-realidade, pode reforçar o paradigma do exercício, enquanto a segunda, proposta de forma mais aberta e baseada na possível realidade de alunos brasileiros de escolas públicas, constitui um ambiente de aprendizagem que pode levar os estudantes a tomar decisões baseadas em matemática, bem como discutir e refletir sobre questões sociais e sua atuação como cidadãos.

Downloads

Publicado

2025-09-05

Como Citar

DA SILVA, C.; RODRIGUES TEIXEIRA, J. Cenários para Investigação em Educação Financeira. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 12, n. 2, 2025. DOI: 10.18406/2359-1269v12n22025532. Disponível em: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/532. Acesso em: 8 set. 2025.

Edição

Seção

Artigos