Tutorias Personalizadas e Inclusão Educacional: O impacto das Tutorias no Desenvolvimento de Alunos com Deficiência

Autores

  • Ana Carolina Ferreira Instituto Federal Sul de Minas campus Pouso Alegre
  • Yasmin Yris Carneiro Pereira Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Pouso Alegre, Minas Gerais
  • Flávio Heleno Graciano Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Pouso Alegre, Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v12n12025514

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) campus Pouso Alegre. O artigo analisa uma intervenção para aprimorar habilidades educacionais e sociais de L.R.N.S. e J.R.M., alunos com necessidades específicas. Através de tutorias intensivas, ambos melhoraram suas interações sociais e competências emocionais. Destaca-se a importância do NAPNE e de uma abordagem individualizada para promover inclusão e avanço acadêmico, além de discutir políticas educacionais que garantam a inclusão efetiva. As tutorias conduzidas, mostraram desafios iniciais e o progresso alcançado. A personalização das tutorias foi fundamental para o processo de aprendizagem dos alunos. Discutimos também como a abordagem do NAPNE, ao adotar um atendimento individualizado e focado nas necessidades de cada aluno, possibilita o avanço acadêmico e social desses alunos. O artigo destaca a relevância de políticas educacionais inclusivas para garantir a igualdade de oportunidades.

Biografia do Autor

Ana Carolina Ferreira, Instituto Federal Sul de Minas campus Pouso Alegre

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do vale do Sapucaí (UNIVAS), Pouso Alegre MG

Yasmin Yris Carneiro Pereira, Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Pouso Alegre, Minas Gerais

Técnica em administração pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), campus Pouso Alegre. Graduanda em Engenharia Civil pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), campus Pouso Alegre.

Downloads

Publicado

2025-05-28

Como Citar

FERREIRA, A. C.; CARNEIRO PEREIRA, Y. Y.; GRACIANO, F. H. Tutorias Personalizadas e Inclusão Educacional: O impacto das Tutorias no Desenvolvimento de Alunos com Deficiência. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 12, n. 1, 2025. DOI: 10.18406/2359-1269v12n12025514. Disponível em: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/514. Acesso em: 2 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos