Tutorias Personalizadas e Inclusão Educacional: O impacto das Tutorias no Desenvolvimento de Alunos com Deficiência
DOI:
https://doi.org/10.18406/2359-1269v12n12025514Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) campus Pouso Alegre. O artigo analisa uma intervenção para aprimorar habilidades educacionais e sociais de L.R.N.S. e J.R.M., alunos com necessidades específicas. Através de tutorias intensivas, ambos melhoraram suas interações sociais e competências emocionais. Destaca-se a importância do NAPNE e de uma abordagem individualizada para promover inclusão e avanço acadêmico, além de discutir políticas educacionais que garantam a inclusão efetiva. As tutorias conduzidas, mostraram desafios iniciais e o progresso alcançado. A personalização das tutorias foi fundamental para o processo de aprendizagem dos alunos. Discutimos também como a abordagem do NAPNE, ao adotar um atendimento individualizado e focado nas necessidades de cada aluno, possibilita o avanço acadêmico e social desses alunos. O artigo destaca a relevância de políticas educacionais inclusivas para garantir a igualdade de oportunidades.
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