Resíduos têxteis e oportunidades

:Experiências do programa IFMulher

Autores

  • Heliana Márcia Santos UNESP- Bauru
  • Olimpio José Pinheiro UNESP- Bauru
  • Maria Concebida Pereira IFSULDEMINAS- Passos

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v11n72024504

Resumo

O artigo relata a experiência do projeto de extensão "Tear: tecendo ideias para a reutilização das sobras de tecidos", parte do Programa IFMulher do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. O projeto teve como objetivo capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade social na produção de bolsas artesanais utilizando resíduos têxteis. Apesar de haver quinze vagas disponíveis, apenas oito mulheres participaram do curso de capacitação. Com uma carga horária de 60 horas, o curso promoveu um aumento na autoestima das alunas e desenvolveu suas habilidades técnicas. As participantes aprenderam a tecer bolsas, contribuindo para a conscientização sobre a sustentabilidade. O projeto também resultou em iniciativas de empoderamento econômico, como a construção de um tear com sobras de madeira por uma aluna e a produção de bolsas para comercialização. Os resultados evidenciam a importância da extensão universitária na promoção da cidadania e sugerem a necessidade de pesquisas sobre projetos semelhantes para ampliar o impacto social.

Biografia do Autor

Heliana Márcia Santos, UNESP- Bauru

Possui graduação em Design de Moda pela Universidade Estadual de Maringá (2005) e mestrado em Design (2015) e doutoranda  pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho . Trabalha como professora na UEMG ( Universidade do Estado de Minas) desde de 2019,está no cargo de coordenadora do curso Design de Moda/ campus Passos. Atuou como professor substituto (EBTT e Ensino Superior) no IFSULDEMINAS-Passos ( 2018-2019), como professor colaboradora na UEM (Universidade de Maringá em Engenharia da Produção, Design de Produto e Design de Moda. Tem experiência nas áreas de: desenvolvimento de produto, tecnologia da confecção e têxtil,modelagem computadorizada, sustentabilidade e design estratégico, historia da arte, cultura e consumo, desenho e ilustração, cenografia e figurino, produção de arte. 

Olimpio José Pinheiro, UNESP- Bauru

raduação em Artes Plásticas pela Universidade de São Paulo (USP), na Escola de Comunicações e Artes (ECA). Mestrado e Doutorado em Sociologia da Arte pela Universidade de São Paulo (USP), na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Pós-Doutorado em História e Teoria da Arte pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), no Centre de Histoire et Theorie de lArt (CEHTA), Paris. Pós-Doutorado, sob a temática da Azulejaria na Arquitetura Colonial Luso-brasileira, pela Universidade de Lisboa (UL), na Faculdade de Belas Artes (FBA). Ex-Professor efetivo da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Paraná. Professor convidado na Universidade Fernando Pessoa (UFP), Porto, Portugal. Atualmente professor efetivo da Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (UNESP), na Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Atuação em graduação dos cursos de Artes Visuais e Design. Atuação na pós-graduação em Design (Mestrado e Doutorado). Bolsas concedidas por órgãos de pesquisa: CNPq (Mestrado e Doutorado); Capes (Doutorado e Pós - Doutorado); FAPESP (Pesquisa no Exterior). Assessor ad hoc CNPq e FAPESP. Integrante do conselho científico de diversos periódicos. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq - ECOdART (Arte, Design, Tecnologia, Ecologia / Inter-relações). Publicação de trabalhos científicos e artísticos nas áreas de: Artes Visuais; Design; Comunicação Visual. Trabalha (principalmente) com os temas: Artes Visuais; Design; Comunicação Visual; Arte, Design e Criatividade; História e Teoria da Arte e do Design; Artes, Design e Ciência Cognitiva; Arte, Design e Novas Tecnologias; Arte, Design, Tecnologia, Ecologia.

Maria Concebida Pereira, IFSULDEMINAS- Passos

Doutora em Tecnologia Ambiental pela UNAERP (Ribeirão Preto-SP,2022). Mestra em Planejamento e Análise de Políticas Públicas pela UNESP (Franca-SP, 2017). Especialista em docência na Educação Profissional e Tecnológica pelo IFSULDEMINAS (Pouso Alegre - MG, 2020). Especialista em Negócios do Vestuário pelo SENAI (Blumenau-SC, 2011). Bacharel em Design de Moda pela FACED (Divinópolis-MG, 2008). Tem experiência na área de produção do vestuário, principalmente, nas áreas de: modelagem, corte, costura, materiais têxteis e gestão do processo produtivo do vestuário. Pesquisa sobre os resíduos têxteis pré-consumo em polos de confecção, como proposta de gerenciamento/tratamento como estratégias de promoção do desenvolvimento socioeconômico local. Tem experiência na área acadêmica profissional e tecnológica. Docente efetiva do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais desde de 2012.

Downloads

Publicado

2025-02-07

Como Citar

SANTOS, H. M.; PINHEIRO, O. J.; PEREIRA, M. C. Resíduos têxteis e oportunidades: :Experiências do programa IFMulher. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 11, n. 7, 2025. DOI: 10.18406/2359-1269v11n72024504. Disponível em: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/504. Acesso em: 22 fev. 2025.