A relação entre a modelagem de vestuário e a percepção corporal e da autoestima feminina

Autores/as

  • Tatiana Gonzaga IFSULDEMINAS_Campos Passos
  • Ana Caroline Siqueira Martins IFSULDEMINAS_Passos de Minas

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v11n72024488

Resumen

A moda pode ser uma ferramenta de inclusão social, pois a vestimenta está diretamente ligada à autoestima e à autoimagem. O objetivo deste estudo é versar sobre a influência da modelagem de vestuário na autoestima feminina. Pretende-se ainda, pesquisar como cada indivíduo na particularidade de seu biotipo se relaciona com as vestimentas oferecidas pelo mercado. Realizou-se revisão bibliográfica e pesquisa de campo, sendo a abordagem da pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, por meio de entrevistas. A partir de um questionário aplicado com 78 mulheres, foram coletadas informações sobre suas experiências de compra de vestuário. A análise dos dados focou nos fatores que influenciam suas escolhas de compra e como esses fatores afetam sua autoestima. O resultado das pesquisas mostrou que uma parcela de mulheres não se sentia atendida pela oferta convencional de produtos de vestuário industrializados. Realizou-se, ainda, uma pesquisa de campo em duas etapas, sendo prova de modelo e questionário 1 e 2, que se deteve às necessidades específicas de mulheres que vestiam numerações de roupas acima do tamanho 42. Concluiu-se que quando não são consideradas as particularidades dos biotipos, a autoestima, conforto e sensação de boa vestibilidade da roupa pelo usuário é afetada.

Publicado

2025-02-07

Cómo citar

GONZAGA, T.; SIQUEIRA MARTINS, A. C. . A relação entre a modelagem de vestuário e a percepção corporal e da autoestima feminina. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 11, n. 7, 2025. DOI: 10.18406/2359-1269v11n72024488. Disponível em: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/488. Acesso em: 22 feb. 2025.