LEITURAS TEMÁTICAS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA A PARTIR DE AVATAR: A LENDA DE AANG
DOI:
https://doi.org/10.18406/2359-1269v11n42024440Resumen
O aumento da produção e da circulação de produtos culturais, impulsionado pelas mídias e tecnologias digitais, apresenta desafios educacionais. Este estudo tem como objetivo analisar a animação Avatar: A lenda de Aang (ATLA), transmitida entre 2005 e 2008, e explorar suas possíveis contribuições educacionais. Todos os 61 episódios de ATLA foram analisados utilizando o método compreensivo de Joan Ferrés, que propõe sucessivas leituras no âmbito situacional, fílmico e avaliador. Os resultados da leitura situacional demonstram que ATLA tem influência híbrida tanto dos animes japoneses como das narrativas ocidentais na constituição de seus personagens e enredo. No âmbito dos resultados da leitura fílmica e avaliadora, dois tópicos fundamentais de discussão foram gerados, apresentando-se como possibilidade para o debate educacional: a inclusão e o meio ambiente. Conclui-se que a ATLA pode inspirar reflexões e pesquisas no campo de interface entre educação e mídias.
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