A RESSIGNIFICAÇÃO DO ENSINO ATRAVÉS DAS TRENDS DO TIKTOK

UMA ANÁLISE SOBRE O PERFIL DESCOMPLICA

Autores/as

  • Amanda Natalia Faria Ribeiro IFSULDEMINAS
  • Diogo Rógora Kawano

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v11n42024425

Resumen

Na Era da Informação estamos cada vez mais conectados e com os jovens não é diferente. Dessa forma, é necessário utilizar essas mídias a favor da educação. Nosso objetivo é verificar em que medida a rede social TikTok pode ser utilizada para promover um conteúdo educativo e desenvolver as competências necessárias para o aprendizado, a partir da análise do perfil descomplica. Utilizamos como referencial teórico os Estudos Culturais e novas tecnologias na educação. E como metodologia optamos pela análise de conteúdo a fim de comparar o canal do Descomplica na plataforma do TikTok e como eles utilizam essa rede social para compartilhar temas educativos. Coletamos para a análise 78 vídeos, abordando no conteúdo diversas disciplinas como português, matemática, história, química, entre outros. E a estrutura dos vídeos foram desde dublagens, post its, dancinhas, challenges, etc. Como principais resultados, notamos que é possível ressignificar o ensino através do Tiktok, sendo um apoio para a educação.

Publicado

2024-06-28

Cómo citar

FARIA RIBEIRO, A. N.; RÓGORA KAWANO , D. A RESSIGNIFICAÇÃO DO ENSINO ATRAVÉS DAS TRENDS DO TIKTOK: UMA ANÁLISE SOBRE O PERFIL DESCOMPLICA. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 11, n. 4, 2024. DOI: 10.18406/2359-1269v11n42024425. Disponível em: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/425. Acesso em: 22 dic. 2024.