A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO MIDIÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores/as

  • Sabrina Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
  • Diogo Kawano

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v11n42024410

Resumen

O direito à educação pública de qualidade, estabelecido na Constituição de 1988, deve ser interpretado no contexto atual como o direito a uma educação que incorpore os usos das mídias digitais. Contudo, as estatísticas mostram os desafios enfrentados pelo país na garantia da educação para todos, especialmente para aqueles que não conseguiram concluir seus estudos na idade certa. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar e debater a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto de expansão do acesso à internet e da crescente utilização das mídias digitais. Para isso realizamos uma revisão bibliográfica sobre o uso das mídias digitais pelos alunos da EJA. Para isso, utilizamos o conceito de AMI (Alfabetização Midiática e Informacional) como um recurso para incluir jovens e adultos que cursam a EJA. Como principais resultados, nota-se que apesar de já haver uma utilização das mídias digitais em contextos particulares, ainda há lacunas que explorem o seu uso de modo mais crítico e completo.

Publicado

2024-06-28

Cómo citar

SILVA, S.; KAWANO, D. A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO MIDIÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 11, n. 4, 2024. DOI: 10.18406/2359-1269v11n42024410. Disponível em: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/410. Acesso em: 22 dic. 2024.