Repensando a formação inicial docente para o Letramento Digital
Uma análise dos cursos de licenciatura do IFSULDEMINAS
DOI:
https://doi.org/10.18406/2359-1269v11n42024406Resumen
A tecnologia transformou as relações sociais e revolucionou a forma com que o mundo se comunica, exigindo da educação uma nova forma de ensinar. A falta de preparo docente durante a pandemia evidenciou a necessidade de se repensar a formação inicial docente para o letramento digital. Neste estudo, analisamos os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) de licenciatura, ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), com intuito de identificar como o Letramento Digital e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) estão inseridos em seus componentes curriculares. A ausência de disciplinas que promovem o desenvolvimento de um profissional crítico-reflexivo para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) demonstra como a tecnologia ainda é entendida sob um ponto de vista instrumental, evidenciando a necessidade de revisão dos currículos para uma formação direcionada e crítica.
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