Repensando a formação inicial docente para o Letramento Digital
Uma análise dos cursos de licenciatura do IFSULDEMINAS
DOI:
https://doi.org/10.18406/2359-1269v11n42024406Abstract
Technology has transformed social relationships and revolutionized the way the world communicates, demanding a new way of teaching. The lack of digital skills among teachers during the pandemic highlighted the need to reconsider initial teacher training, to digitally literate these professionals. In this study, we analyze the pedagogical projects of the undergraduate courses offered by Federal Institute of Education, Science and Technology of the South of Minas Gerais (IFSULDEMINAS), regarding how Digital Literacy and Digital Information and Communication Technologies (DICT) are inserted into their curricular components. The absence of disciplines that foster the development of critically reflexive professionals in the use of Digital Information and Communication Technologies (DICTs) demonstrates how technology is seen from an instrumental perspective and highlights the need to revise curricula for targeted and critical education.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Eixos Tech
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Eixos Tech é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Eixos Tech implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Eixos Tech - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais da obra publicada.