O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: aspectos legais e históricos da lei nº 10.639/2003

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v7n12020267

Palabras clave:

Lei nº 10.639, legislação, manifestações sociais

Resumen

Este estudo considera o processo histórico que demarca a caracterização do negro na formação da população
brasileira. Conscientes das desigualdades e discriminações que atingem essa população, é imprescindível discutir em
um trabalho científico, as demandas por reconhecimento de suas diversidades sociais, étnico-raciais e culturais nos
estabelecimentos de ensino. Analisaremos os termos igualdade, liberdade e respeito pela vertente da temática “o ensino
de história e cultura afro-brasileira” para salientar a relevância da lei nº 10.639/2003 em seus aspectos legais, históricos
e sociais. Para atingir esse propósito, apresentamos a lei e discorremos sobre seu percurso de elaboração, considerando
os agentes sociais participativos desse processo.

Biografía del autor/a

Rafaela Borges Oliveira, Instituto Federal do Sul de Minas

Pós graduanda na especialização Ensino de Humanidades pelo Instituto Federal do Sul de Minas. 

Graduada no curso Licenciatura em Pedagia, pela Universidade do Estado de Minas Gerias.

Citas

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Publicado

2020-07-08

Cómo citar

OLIVEIRA, R. B. O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: aspectos legais e históricos da lei nº 10.639/2003. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 7, n. 1, 2020. DOI: 10.18406/2359-1269v7n12020267. Disponível em: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/267. Acesso em: 22 dic. 2024.