Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas ao Ensino de Matemática: Desafios e Perspectivas

Autores/as

  • Magno de Souza Rocha IFSULDEMINAS - Câmpus Pouso Alegre

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v1n2201522

Resumen

O presente artigo, sem a pretensão de esgotar o assunto, acolhe algumas vertentes compreendidas por estudiosos que se têm dedicado à pesquisa de novas tecnologias aplicadas ao cotidiano escolar. Objetiva servir como fomento à exploração da interação entre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e o ensino de matemática, como estímulo para a reforma de práticas alinhadas ao processo de ensino-aprendizagem. A escolha deste tema resultou da observação de vieses complexos que, na opinião do pós-graduando, mereceriam maior ênfase em investigação científica com fim ao incremento de práticas educativas. A sondagem, de natureza básica e abordagem qualitativa, compreendeu a realização de levantamento bibliográfico sobre o tema. O exame apontou que, apesar da margem crescente de recursos e ambientes de informação (e de formação) em oferta pós-advento da Internet, persistem sérios desafios para que se possa promover o ensino de matemática em sintonia com o aprendizado esperado.

Biografía del autor/a

Magno de Souza Rocha, IFSULDEMINAS - Câmpus Pouso Alegre

Possui Licenciatura em Matemática pelas Faculdades Integradas Asmec (2010); MBA em Gestão e Políticas Públicas Municipais pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2012) e especialização em Metodologia do Ensino da Matemática (2015) pela mesma instituição. Mestrando em Educação pela Universidade do Vale do Sapucaí, tem experiência em ensino de matemática nos níveis médio e superior. Detém enfoque de pesquisa na área de Educação, privilegiando a investigação científica e a reflexão teórica crítica acerca das seguintes temáticas: práticas educativas, formação docente, processos de ensino, aprendizagem e avaliação nas diferentes modalidades e níveis de ensino. Estuda atualmente a contribuição da psicologia cognitiva e da neuropsicologia para a educação matemática, enquanto ao exame psicométrico da relação entre as funções executivas (principalmente a flexibilidade cognitiva e o raciocínio inferencial) para a resolução de problemas matemáticos. É servidor público federal, ocupante do cargo efetivo de Professor (EBTT), área Matemática II (Educação Matemática) do IFSULDEMINAS - Câmpus Pouso Alegre, desde fevereiro de 2015.

Citas

BRANDÃO, C. R. Vida, Conhecimento, Cultura e Educação. Algumas Ideias Provisórias. Educação PUC-RS. Porto Alegre, n° 46, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Parte III – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 1999. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf> Acesso em: 05 ago. 2014.

BRYAN, N. A. P. Desafios Educacionais da Presente Mutação Tecnológica e Organizacional para a Formação de Professores do Ensino Tecnológico. In: BICUDO, M.ª V., SILVA JUNIOR, C. A. (Org.). Formação do Professor – Dever do Estado, Tarefa da Universidade. Vol. 3. São Paulo: Ed. UNESP, 1996.

CASTELLS, M.(2003). A Galáxia da Internet: Reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.

FONSECA, C. M. F. P. A ressignificação da prática pedagógica através das TIC. SynThesis Revista Digital. FAPAM, Pará de Minas, n.3, 1 - 3, abr. 2012. Disponível em: Acesso em: 24 ago. 2013.

GALERA, J. M.; BORSOI, B. T. Ciência, tecnologia e cidadania: um desafio no cotidiano do professor. Disponível em: <http://www.dacex.ct.utfpr.edu.br/joscelybeatriz7.htm> Acesso em: 21 de jul. 2013.

GARCIA, S. J. N. Manual de Dificuldades de Aprendizaje: Languaje, Lecto-Escritura y Matemáticas. Madri: Nascea, 1998.

GARCIA, M. F. et al. Novas competências docentes frente às tecnologias digitais interativas. Rev. Teoria e Prática da Educação, v. 14, n. 1, p. 79-87, jan./abr. 2011. 80. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/ 16108/8715> Acesso em: 24 ago. 2013.

KENSKI, V. M. Novas tecnologias: o redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, Rio de Janeiro: n. 8, p. 58-71, maio/ago., 1998.

PELLICER, E. G. (1997), “La Mod a tecnológica en la educación: peligros de un espejismo” in Píxel Bit. In: Revista de Medios y Educación, (nº 9 Junho), 81- 92. Disponível em: http://www.sav.us.es/pixelbit/pixelbit/articulos/ n9/n9art/art97.htm. Acesso em: 24 ago. 2013.

VALENTE, J. A.; PRADO, M. E. B. B.; ALMEIDA, M. E. B. Educação a distância via internet: formação de educadores. São Paulo: Avercamp, 2003.

Publicado

2015-07-06

Cómo citar

ROCHA, M. de S. Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas ao Ensino de Matemática: Desafios e Perspectivas. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 1–14, 2015. DOI: 10.18406/2359-1269v1n2201522. Disponível em: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/22. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos