EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: INTERFACE COGNITIVA CONSTRUTIVA OU DESTRUTIVA PARA O APRENDIZADO
DOI:
https://doi.org/10.18406/2359-1269v1n120145Abstract
A Educação a Distância, é um método inclusivo e bastante interativo pois é iniciada através da utilização das ferramentas tecnológicas de informação (TI) e comunicação, onde agentes da educação e discentes, apesar de estarem dispersos fisicamente no espaço e/ou no tempo, têm uma real e ativa sinergia de envolvimento. O educando é contemplado a atuar em um ambiente favorável a flexibilização do tempo e espaço a ser utilizado. Nesse preâmbulo, o presente artigo tem como objetivo apresentar uma breve revisão dos conceitos desta modalidade de educação, elaborados pela observação de uma bibliografia que enumera alguns acontecimentos e instituições que se tornaram marcos históricos para a consolidação da atual Educação a Distância no Brasil e no mundo, haja vista que a importância desta modalidade de educação está crescendo globalmente e tem se tornado um grande marco na redução das desigualdades educacionais no que se refere a aproximação de distâncias em um país continental como o Brasil.
References
BELLONI, M.L Educação a distância. Campinas: Autores Associados,1999.
_________ O que é mídia-educação. Campinas: Autores Associados, 2001a. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo, 78.
BRASIL. Decreto 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o artigo 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretri¬zes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Lábrea AM, 07 mar. 2014. Disponível em: <http://www.planal¬to.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/ D5622.htm>. Acesso em: 07 mar. 2014.
CARVALHO, Rosita Edler. A nova LDB e a Educação Especial. Porto Alegre: Mediação, 1999.
DEBORD, G. La société du spectacle. Paris: Buchet/Chastel, 1967 (trad. portuguesa. Lisboa: ed. Mobilis in Mobile, 1991).
LASCH, C. The culture of narci? Londres: Abacus, 1979 (trad. bras.: A cultura do narcisismo. São Paulo: Imago, 1983).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista Eixos Tech é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Eixos Tech implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Eixos Tech - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais da obra publicada.