Estudo e análise de softwares educacionais como ferramenta de ensino-aprendizagem para o ensino médio no Instituto Federal de Minas Gerais

Authors

  • Bruno Toledo Instituto Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v1n2201544

Abstract

Este artigo tem como objetivo a realização de um estudo e análise na
utilização dos softwares educacionais para auxiliar no ensino-aprendizagem
no ensino médio do Instituto Federal de Minas Gerais, no câmpus São João
Evangelista. Como metodologia aplicada foram utilizadas trinta softwares,
para dez disciplinas. Em seguida, aplicado um questionário para os alunos,
com perguntas fechadas para avaliação quantitativa, visando à obtenção de
resultados uniformes através da análise fatorial estatística. Com o resultado
possibilita afirmar que este uso traz avanços pedagógicos para os alunos,
proporcionando um estímulo ao desenvolvimento, de forma que consolide uma
aprendizagem sólida, significativa e mais colaborativa.

References

ABREU, A. C. B. (2010) Avaliação de usabilidade em softwares educativos. 109 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências e Tecnologia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Fortaleza. Disponível em: <http://www.uece.br/mpcomp/index.php/arquivos/doc_download/231-dissertacao-72>. Acesso em: 16 maio 2014.

ALMEIDA, M. E. B de. (1997) O aprender e a Informática: A arte do possível na formação do professor. MEC/SEED/PROINFO. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do? select_action=&co_obra=40245>. Acesso em: 29 abr. 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. (2014) Banco Internacional de Objetos Educacionais. Disponível em: <http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/>. Acesso em: 10 fev. 2014.

CHURCHILL Jr., G. A. (1979) A Paradigm for Developing Better Measures of Marketing Constructs. Journal of Marketing Research, London, v. 33, n. 2, p. 143-151, fev.

GIL, A. C. (2008) Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas.

GRZESIUK, D. F. (2008) Ferramentas de informática usadas na educação. UTFR - Campus Medianeira.

HAIR, J. F. et. al. (2009) Análise multivariada de dados. 6. ed. Porto Alegre: Bookman.

LAKATOS, E.; MARCONI, M. A. (2010) Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas. 68 p.

LÉVY, P. (1999) Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34.

LOPES, J. J. A (2004) Introdução da Informática no Ambiente Escolar. Disponível em: <http://www.clubedoprofessor.com.br/artigos/artigojunio.pdf>. Acesso em: 05 maio 2014.

MALHOTRA, N. K. (2001) Pesquisa de Marketing. Porto Alegre: Bookman.

MESQUITA, J. M. C. de. (2010) Estatística Multivariada Aplicada à Administração: guia prático para utilização do SPSS. Curitiba: CRV.

MORO, E. et al. (2004) As novas tecnologias da informação e comunicação e a pesquisa escolar. Porto Alegre: [s. n.].

PASQUALI, L. (2005) Análise fatorial para pesquisadores. Brasília: LabPAM.

PREECE, Jenifer; ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen. (2005) Design de interação: além da interação homem-computador. Porto Alegre: Bookman.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar. (2013) Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo - Rio Grande do Sul: Feevale.

RICHARDSON, R. J. (1989) Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1989.

ROCHA, Sinara Socorro Duarte. (2008) O uso do Computador na Educação: A Informática Educativa. Revista Espaço Acadêmico, Fortaleza, n. 85. Disponível em: <http://www.espacoacademico.com.br/085/85rocha.pdf>. Acesso em: 10 maio 2014.

SPECTOR, P. E. (1992) Summated rating scale construction: an introduction. Age Series: Quantitative Applications in the Social Sciences, 19, 1992. Anais... Los Angeles: Sage.

TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. 9. ed. rev. e ampl. São Paulo: Érica, 2012.

TEIXEIRA, N. P. C.; ARAÚJO, A. E. P. (2007) Informática e Educação: uma reflexão sobre novas metodologias. Revista Hipertextus, Garanhuns, vol. 1. Disponível em: <http://www.hipertextus.net/volume1/artigo13-nubia-alberto.pdf>. Acesso em: 24 abr. 2014.

URDAN, A. T. (1995) Avaliação empírica da escala SERVQUAL em serviços hospitalares: uma crítica e réplica ao estudo de Vinícius Sittoni Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 19, 1995, João Pessoa. Anais... Paraíba: ANPAD.

VALENTE, J. A. (1993) Computadores e conhecimento: repensando a educação. Campinas: Unicamp.

ZARAGOZA, C. A. R.; SILVA, E. V. N. (2008) A informática e a construção do conhecimento: Interfaces Possíveis e Prática Pedagógica. São Paulo: Faculdade Taubaté.

Published

2015-07-06

How to Cite

TOLEDO, B. Estudo e análise de softwares educacionais como ferramenta de ensino-aprendizagem para o ensino médio no Instituto Federal de Minas Gerais. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 25–50, 2015. DOI: 10.18406/2359-1269v1n2201544. Disponível em: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/44. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos