ARQUIMEDES - um jogo aplicado à educação lógica matemática utilizando a plataforma kinect

Authors

  • Layon Martins Fonseca Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Alessandro de Castro Borges IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes
  • Fernando Roberto Proença UEMG - Passos

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v3n1201642

Abstract

Este trabalho trata do desenvolvimento de um jogo educativo, com interação corporal através da tecnologia de sensores de movimento do dispositivo kinect da Microsoft, com o intuito de auxiliar o jogador, a desenvolver o raciocínio lógico-matemático, melhorando sua capacidade de resolução de problemas. O trabalho é relevante pelo seu potencial em contribuir com a educação de crianças e adolescentes.

References

Gil, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

Houaiss, Antônio. Grande dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2001.

Lévy, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34 Ltda, 1999. 260p.

Lévy, Pierre. As tecnologias da inteligência. São Paulo: Editora 34 Ltda, 1993. 203p.

Microsoft. Apresentando o Kinect para o Xbox 360: Só precisa de você. 2014a. Disponível em: http://www.xbox.com/pt-BR/Kinect/Home-new. Acesso em: 15 jan. 2014.

Microsoft. Kinect para windows e componentes do sensor especificações. 2014b. Disponível em: http://msdn.microsoft.com/en-us/library/jj131033.aspx. Acesso em: 15 jan. 2014.

Microsoft. Kinect for Windows SDK v1.8. 2014c. Disponível em: http://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=40278. Acesso em: 10 abr. 2014.

Microsoft. Windows Presentation Foundation. 2014d. Disponível em: http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms754130(v=vs.110).aspx. Acesso em: 10 maio 2014.

Robinson, Simon et al. Professional C# Programando. 2. ed. São Paulo: Pearson Education, 2004. 1124 p.

Savater, Fernando. O Valor de Educar. 1998. Disponível em: http://moodle.up.pt/pluginfile.php/60167/mod_forum/post/8932/Savater.O valor de educar.pdf. Acesso em: 29 dez. 2013.

Published

2017-05-16

How to Cite

MARTINS FONSECA, L.; BORGES, A. de C.; ROBERTO PROENÇA, F. ARQUIMEDES - um jogo aplicado à educação lógica matemática utilizando a plataforma kinect. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 3, n. 1, 2017. DOI: 10.18406/2359-1269v3n1201642. Disponível em: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/42. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos