A IMPORTÂNCIA DOS CONTROLES FINANCEIROS NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19 EM UMA INSTITUIÇÃO DO TERCEIRO SETOR: ESTUDO DE CASO NA ASSOCIAÇÃO DE COMBATE AO CÂNCER - ACCA

Authors

  • Lara de Alcantara Carneiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Passos https://orcid.org/0000-0002-3758-1609
  • Julio Cezar da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Passos
  • João Marcos Fernandino Evangelista Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Passos
  • Arnaldo Camargo Botazini Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Passos

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v10n12023303

Keywords:

Terceiro setor, gestão financeira, pandemia, captação de recursos.

Abstract

A captação de recursos fundamentalmente se configura como a base para a efetividade de organizações sociais, igualmente a ACCA – Associação de Combate ao Câncer integra este panorama. A realização eficiente de operações destinadas ao amparo a pacientes oncológicos encontra-se intrinsecamente ligada ao desempenho da organização quanto às suas receitas. Este quadro se instabilizou a partir da proliferação da pandemia da COVID-19 impelindo na atuação das atividades chave da instituição. Deste modo, o presente estudo propositou identificar quais foram os procedimentos realizados no período da pandemia (2019, 2020 e 2021) para amparar os processos relacionados à gestão financeira e captação de recursos da instituição, igualmente observando os efeitos patrimoniais e financeiros, e identificando quais medidas foram adotadas para contornar os desafios desse cenário. Metodologicamente, utilizou-se o estudo de caso, para o desempenho de uma pesquisa quali-quantitava. No decorrer do estudo identificou-se: celebrações presencias de cunho beneficente, vendas no bazar de itens usados e doações como operações chave orientadas à captação de recursos. Esses modelos de captação não foram integralmente adaptados para manter a constância de receitas, portanto estiveram suscetíveis a alterações. Nestas condições, a utilização de reservas financeiras foi vital para manter a regularidade das atividades. Diante deste contexto, os recursos financeiros foram descapitalizados, assim reduzidos em cerca de 37% no ano de 2020 se comparados a 2019, igualmente as receitas foram reduzidas em aproximadamente 20%. Em 2021 percebe-se uma reversão dessa situação, os índices se mostraram superiores ao ano de 2019. Nesse ano, notou-se um significativo crescimento nas receitas da instituição.

References

ACCA. Roteiro de Entrevista com presidente Denize Alves Almeida e tesoureira Ana Paula Barros sobre a ACCA. São Sebastiao do Paraiso -MG. 2022

ACEVEDO, C. R.; NOHARA, J. J. Monografia no curso de administração: guia completo de conteúdo e forma. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2007. 196p.

ASSAF NETO, Alexandre. Estrutura e Análise de Balanços: Um Enfoque Econômico-Financeiro, 11ª ed. São Paulo: Atlas, 2015.

ASSIS, C. B. Governança e Gestão de Tecnologia da Informação: Diferenças na Aplicação em Empresas Brasileiras. 2011. 210f. Dissertação (Mestrado): Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, POLI/USP. São Paulo, 2011.

BRASIL. Ministério da Saúde. O que é a Covid-19? GOV.BR. 2021. Disponível em:< https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/o-que-e-o-coronavirus> Acesso em 16 de nov. 2022

BRASIL. Senado Federal. Secretaria de Pesquisa e Opinião Pública. Data Senado. As ONGs na Mídia: O perfil do Terceiro Setor na Imprensa, Brasília, nov. 2006

CANÇADO, A. C. Fundamentos teóricos da gestão social. Tese (doutorado) – Universidade Federal de Lavras, 2011.

CPC 26 - Apresentação das Demonstrações Contábeis. Disponível em: <http://www.cpc.org.br/CPC/Documentos-Emitidos/Pronunciamentos> Acesso em 21 de nov. de 2022.

CRUZ, C. M. ESTRAVIZ, M. Captação de diferentes recursos para organizações sem fins lucrativos. São Paulo: Global Editora, 2000.

DEARO, F. Captação de Recursos e Marketing Social. Quais são os Segredos da Captação de Recursos? Disponível em:<http://www.dearo.com.br/website/conteudo.as_p?idwebsite categoria conteudo=2599&cod=1395>. Acesso em: 26 set. 2022.

DIAS, J. A., NASCCIMENTO M. do S. A. Comunicação empresarial: A importância da comunicação nas organizações e o advento de novas tecnologias. Revista Científica da FASETE, 2016. Disponível em: < https://www.unirios.edu.br/revistarios/media/revistas/2016/11/comunicacao_empresarial_a_importancia_da_comunicacao_nas_organizacoes_e_o_advento_de_novas_tecnologias.pdf> Acesso em 12 de nov. de 2022

FALCONER, A. P. A promessa do terceiro setor: um estudo sobre a construção do papel das organizações sem fins lucrativos e do seu campo de gestão. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo: 1999

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. In: Revista de Administração de Empresas. São Paulo: EDUSP, v.35, n.2, p.57-63, mar./abr., 1995.

HENDRICKSEN, Eldon S.; VAN BREDA, Michael F. Teoria da Contabilidade. 5ª. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

HOJI, Masakazu. Administração Financeira e orçamentária: matemática financeira aplicada, estratégias financeiras e orçamento empresarial. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

IUDÍCIBUS, Sergio de; MARION, José Carlos. Contabilidade Comercial: atualizado conforme Lei nº 11.638/07 e Lei nº 11.941/09. 9.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

KOTLER, P., ZALTMAN, G. Social Marketing: an approach to planned social change. Journal of Marketing, 3-12, 1971.

KOTLER, P. Marketing para organizações que não visam o lucro. São Paulo: Atlas, 1994.

KOTLER, P.; LEE, N. Up and out of poverty – the social marketing. New Jersey: Wharton School Publishing, 2009.

KOTLER, P.; ROBERTO, E. L. Marketing Social – estratégias para alterar o comportamento público. Rio de Janeiro, Campus, 1992.

MANÃS, A. V.; MEDEIROS, E. E. de. Terceiro setor: Um estudo sobre a sua importância no processo de desenvolvimento socioeconômico. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 2, n. 2, p. 15-29, jul./dez. 2012. Disponível em:< http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc>. Acesso em: 25 set. 2022.

MATARAZZO, Dante Carmine. Análise financeira de balanços. Abordagem Básica e Gerencial. 5ª. Ed., São Paulo: Atlas, 1998.

MELO, A. C. C. de. Indicadores de desempenho como instrumento de gestão das entidades do terceiro setor: um estudo das Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público do Estado da Paraíba. João Pessoa, 2008. 96 p. Orientador: Dr. Paulo Roberto Nóbrega Cavalcante Dissertação (Mestrado). UnB, UFPB, UFRN

MENDONÇA, Luciana. Como criar uma reserva financeira e por que ela é essencial. 2022. Universa Uol. Disponível em: <https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2022/04/06/como-criar-uma-reserva-financeira-e-porque-ela-e-essencial-nos-imprevistos.htm> Acesso em 13 nov. 2022.

MONTAÑO, C. E. Das “lógicas do Estado” às “lógicas da Sociedade civil”: Estado e “terceiro setor” em Revista Serviço Social e Sociedade n° 59. São Paulo: Cortez, 2007

MOREIRA, Karine. Missão, visão e valores: o que é, a importância e como definir. Mereo blog. 2020. Disponível em: <https://mereo.com/blog/missao-visao-e-valores-porque-definir-estes-fundamentos-e-tao-importante/#:~:text=A%20Miss%C3%A3o%2C%20vis%C3%A3o%20e%20valores,conseguir%20atingir%20os%20resultados%20previstos>. Acesso em: 07 de nov. 2022

OLIVEIRA, Alessandro Aristides et al. A Análise das Demonstrações Contábeis e sua Importância para Evidenciar a Situação Econômica e Financeira das Organizações. Revista Eletrônica Gestão e Negócios. São Roque, v.1, n.1, p. 1-13, 2010.

OLIVEIRA, E. A. GODÓI-DE-SOUZA, E. O Terceiro Setor no Brasil: Avanços, Retrocessos e Desafios para as Organizações Sociais. RIGS – Revista Interdisciplinar de Gestão Social. set./dez. 2015 v.4n.3 p. 181- 199. ISSN: 2317-2428

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E.C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2009. 288 p.

RIBEIRO, Osni Moura. Estrutura e Análise de Balanço Fácil, 11. ed. São Paulo:Saraiva, 2015.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3 eds. São Paulo: Atlas, 1999

ROTH; et al, Diferenças e inter-relações dos conceitos de governança e gestão de redes horizontais de empresas: contribuições para o campo de estudos. R.Adm., São Paulo, v.47, n.1, 2012. P.112-123

SANAR. Linha do tempo do Coronavírus no Brasil. Blog Sanar, 2020. Disponível em: <https://www.sanarmed.com/linha-do-tempo-do-coronavirus-no-brasil> Acesso em: 13 de out. 2022.

SANTOS, S. X. dos. Organização do terceiro setor. Natal: EdUnP, 2012. 175p. Ebook – Livro eletrônico disponível on-line. ISBN 978-85-61140-69-4

SANTOS, S. X. Organização do terceiro setor. Natal: EdUnP, 2012

VASCONCELOS, F. P. Avaliação do Alinhamento do Planejamento Estratégico Empresarial com o Planejamento Estratégico de tecnologia da Informação. Trabalho de Diplomação: Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais, PUC-MG. Belo Horizonte, 2007

VAZ, G. N. Marketing Institucional – o mercado de ideias e imagens. São Paulo: Thomson, 2003

VERGARA, S. C. Projetos e relatório de pesquisa em administração. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. 212p

ZENONE, Luiz. Marketing Social. São Paulo: Thompson Learning, 2006.

Published

2023-05-26

How to Cite

CARNEIRO, L. de A.; DA SILVA, J. C.; EVANGELISTA, J. M. F.; BOTAZINI JUNIOR, A. C. A IMPORTÂNCIA DOS CONTROLES FINANCEIROS NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19 EM UMA INSTITUIÇÃO DO TERCEIRO SETOR: ESTUDO DE CASO NA ASSOCIAÇÃO DE COMBATE AO CÂNCER - ACCA. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 10, n. 1, 2023. DOI: 10.18406/2359-1269v10n12023303. Disponível em: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/303. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos