LIMITES E POTENCIALIDADES DA INTERPROFISSIONALIDADE EM SAÚDE: revisão de literatura

Autores

  • Maria Inês Lemos Coelho Ribeiro UEMG, campus Passos
  • Ana Luiza Santiago Soares Dias UEMG
  • Isabella de Paula Marinho UEMG
  • Barbara David Batista Couto UEMG
  • Bianca Rezende Ribeiro UEMG
  • Walisete de Almeida Godinho Rosa UEMG

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v6n12019255

Palavras-chave:

Interprofissionalidade, Educação Interprofissional, Saúde.

Resumo

Resumo: A educação dos profissionais de saúde ainda é considerada uma prática fragmentada e descontextualizada e é uma questão que vem sendo mundialmente discutida. No Brasil diferentes políticas públicas foram implementadas nos últimos anos, dentre elas a educação interprofissional (EIP), com o intuito de promover a integração entre os diferentes profissionais da saúde. Assim, a educação interprofissional é uma estratégia que visa a mudança do perfil dos profissionais da saúde para a atuação no Sistema Único de Saúde (SUS), propicia ocasião favorável para o aprendizado concomitante com outros profissionais de saúde, buscando desenvolver atributos e habilidades necessárias em um trabalho coletivo. Partindo dessas considerações, o presente estudo teve por objetivo identificar limites e potencialidades da Educação Interprofissional em Saúde, a partir de revisão da literatura de experiências brasileiras. Trata-se de um estudo exploratório, realizado a partir de levantamento bibliográfico sobre a temática, cujas buscas foram realizadas nos bancos de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), utilizando os descritores interprofissionalidade e educação interprofissional, sem limites de período. Foi realizada analise de conteúdo de cinco artigos, uma dissertação e uma tese. Foram identificadas duas categorias: Potencialidades da EIP e limites da EIP e quatro subcategorias: trabalho em equipe e práticas colaborativas, Integração ensino-serviço-comunidade, conceitos e formação docente. Os resultados revelaram que a interprofissionalidade tem potencial para transformar as práticas em saúde, promover a assistência integral e qualificar os profissionais para o pleno exercício do trabalho em equipe, entretanto, se faz necessário envolver as instituições de ensino superior na proposta da educação interprofissional.

Biografia do Autor

  • Maria Inês Lemos Coelho Ribeiro, UEMG, campus Passos
    Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1989), mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem deRibeirão Preto -USP (2002) e doutorado em Enfermagem pela Escola de enfermagem de Ribeirão Preto - USP (2005). Atualmente é docente da Universidade do Estado deMinas Gerais, avaliador seminário pesquisa extensão uemg da Universidade do Estado de Minas Gerais. Desempenhou a função de diretora pedagógica e docente deenfermagem do Centro de Formação Profissional de Nível Médio - CEFAN, em Passos. Exerceu a docência no curso de Graduação na Fundação Educacional Comunitária deSão Sebastião do Paraíso - FECON (Libertas). Exerceu a função de docente de enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Geraisnos cursos de Pós Graduação de Urgência e Emergência, de Pós Graduação em Oncologia e de Técnico em Enfermagem. Tem experiência na área de Enfermagem, nasáreas de Semiologia e Semiotécnica, Saúde do Adulto e do idoso, Gestão, Urgência e Emergência, com ênfase em Enfermagem em Saúde Mental, atuando principalmentenos seguintes temas: enfermagem, emergências, saúde mental, ensino e saúde.
  • Ana Luiza Santiago Soares Dias, UEMG
    acadêmcia do curso de medicina
  • Isabella de Paula Marinho, UEMG
    acadêmica do curso de medicina
  • Barbara David Batista Couto, UEMG
    acadêmcia do curso de enfermagem
  • Bianca Rezende Ribeiro, UEMG
    acadêmcia do curso de serviço social
  • Walisete de Almeida Godinho Rosa, UEMG
    Professora Doutora. Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Campus Passos.

Downloads

Publicado

2020-03-04

Como Citar

LIMITES E POTENCIALIDADES DA INTERPROFISSIONALIDADE EM SAÚDE: revisão de literatura. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 6, n. 1, 2020. DOI: 10.18406/2359-1269v6n12019255. Disponível em: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/255. Acesso em: 12 fev. 2026.