LIMITES E POTENCIALIDADES DA INTERPROFISSIONALIDADE EM SAÚDE: revisão de literatura

Autores

  • Maria Inês Lemos Coelho Ribeiro UEMG, campus Passos
  • Ana Luiza Santiago Soares Dias UEMG
  • Isabella de Paula Marinho UEMG
  • Barbara David Batista Couto UEMG
  • Bianca Rezende Ribeiro UEMG
  • Walisete de Almeida Godinho Rosa UEMG

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v6n12019255

Palavras-chave:

Interprofissionalidade, Educação Interprofissional, Saúde.

Resumo

Resumo: A educação dos profissionais de saúde ainda é considerada uma prática fragmentada e descontextualizada e é uma questão que vem sendo mundialmente discutida. No Brasil diferentes políticas públicas foram implementadas nos últimos anos, dentre elas a educação interprofissional (EIP), com o intuito de promover a integração entre os diferentes profissionais da saúde. Assim, a educação interprofissional é uma estratégia que visa a mudança do perfil dos profissionais da saúde para a atuação no Sistema Único de Saúde (SUS), propicia ocasião favorável para o aprendizado concomitante com outros profissionais de saúde, buscando desenvolver atributos e habilidades necessárias em um trabalho coletivo. Partindo dessas considerações, o presente estudo teve por objetivo identificar limites e potencialidades da Educação Interprofissional em Saúde, a partir de revisão da literatura de experiências brasileiras. Trata-se de um estudo exploratório, realizado a partir de levantamento bibliográfico sobre a temática, cujas buscas foram realizadas nos bancos de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), utilizando os descritores interprofissionalidade e educação interprofissional, sem limites de período. Foi realizada analise de conteúdo de cinco artigos, uma dissertação e uma tese. Foram identificadas duas categorias: Potencialidades da EIP e limites da EIP e quatro subcategorias: trabalho em equipe e práticas colaborativas, Integração ensino-serviço-comunidade, conceitos e formação docente. Os resultados revelaram que a interprofissionalidade tem potencial para transformar as práticas em saúde, promover a assistência integral e qualificar os profissionais para o pleno exercício do trabalho em equipe, entretanto, se faz necessário envolver as instituições de ensino superior na proposta da educação interprofissional.

Biografia do Autor

Maria Inês Lemos Coelho Ribeiro, UEMG, campus Passos

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1989), mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem deRibeirão Preto -USP (2002) e doutorado em Enfermagem pela Escola de enfermagem de Ribeirão Preto - USP (2005). Atualmente é docente da Universidade do Estado deMinas Gerais, avaliador seminário pesquisa extensão uemg da Universidade do Estado de Minas Gerais. Desempenhou a função de diretora pedagógica e docente deenfermagem do Centro de Formação Profissional de Nível Médio - CEFAN, em Passos. Exerceu a docência no curso de Graduação na Fundação Educacional Comunitária deSão Sebastião do Paraíso - FECON (Libertas). Exerceu a função de docente de enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Geraisnos cursos de Pós Graduação de Urgência e Emergência, de Pós Graduação em Oncologia e de Técnico em Enfermagem. Tem experiência na área de Enfermagem, nasáreas de Semiologia e Semiotécnica, Saúde do Adulto e do idoso, Gestão, Urgência e Emergência, com ênfase em Enfermagem em Saúde Mental, atuando principalmentenos seguintes temas: enfermagem, emergências, saúde mental, ensino e saúde.

Ana Luiza Santiago Soares Dias, UEMG

acadêmcia do curso de medicina

Isabella de Paula Marinho, UEMG

acadêmica do curso de medicina

Barbara David Batista Couto, UEMG

acadêmcia do curso de enfermagem

Bianca Rezende Ribeiro, UEMG

acadêmcia do curso de serviço social

Walisete de Almeida Godinho Rosa, UEMG

Professora Doutora. Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Campus Passos.

Downloads

Publicado

2020-03-04

Como Citar

LEMOS COELHO RIBEIRO, M. I.; SANTIAGO SOARES DIAS, A. L.; PAULA MARINHO, I. de; BATISTA COUTO, B. D.; RIBEIRO, B. R.; ALMEIDA GODINHO ROSA, W. de. LIMITES E POTENCIALIDADES DA INTERPROFISSIONALIDADE EM SAÚDE: revisão de literatura. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 6, n. 1, 2020. DOI: 10.18406/2359-1269v6n12019255. Disponível em: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/255. Acesso em: 29 abr. 2024.