Alpargatas:

Tradição, Sustentabilidade e Design Circular na Moda Contemporânea

Autores

  • Heliana Márcia Santos IFSULDEMINAS
  • Olimpio José Pinheiro UNESP- Bauru

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v11n72024510

Resumo

Este artigo investiga o uso de resíduos têxteis na produção de calçados sustentáveis, com ênfase no redesign das sapatilhas tradicionais de solado de corda, conhecidas como alpargatas. A pesquisa explorou a viabilidade técnica e ambiental desse modelo de economia circular, buscando alternativas para a redução de resíduos no setor da indústria de confecção do vestuário. A metodologia combinou revisão bibliográfica e estudo de caso, envolvendo a coleta de resíduos têxteis em uma confecção e o desenvolvimento de calçados a partir desses materiais. Os resultados indicaram que, embora a produção artesanal limite a escalabilidade, o uso de materiais reciclados demonstrou ser eficaz em termos de qualidade, conforto e sustentabilidade. Além disso, a implementação de práticas circulares pode ser ampliada com a adoção de tecnologias de triagem e sistemas de coleta seletiva. O estudo contribui para a promoção de uma moda mais sustentável e para o desenvolvimento de soluções criativas no design de produtos com menor impacto ambiental.

Biografia do Autor

Olimpio José Pinheiro , UNESP- Bauru

Graduação em Artes Plásticas pela Universidade de São Paulo (USP), na Escola de Comunicações e Artes (ECA). Mestrado e Doutorado em Sociologia da Arte pela Universidade de São Paulo (USP), na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Pós-Doutorado em História e Teoria da Arte pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), no Centre de Histoire et Theorie de lArt (CEHTA), Paris. Pós-Doutorado, sob a temática da Azulejaria na Arquitetura Colonial Luso-brasileira, pela Universidade de Lisboa (UL), na Faculdade de Belas Artes (FBA). Ex-Professor efetivo da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Paraná. Professor convidado na Universidade Fernando Pessoa (UFP), Porto, Portugal. Atualmente professor efetivo da Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (UNESP), na Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Atuação em graduação dos cursos de Artes Visuais e Design. Atuação na pós-graduação em Design (Mestrado e Doutorado). Bolsas concedidas por órgãos de pesquisa: CNPq (Mestrado e Doutorado); Capes (Doutorado e Pós - Doutorado); FAPESP (Pesquisa no Exterior). Assessor ad hoc CNPq e FAPESP. Integrante do conselho científico de diversos periódicos. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq - ECOdART (Arte, Design, Tecnologia, Ecologia / Inter-relações). Publicação de trabalhos científicos e artísticos nas áreas de: Artes Visuais; Design; Comunicação Visual. Trabalha (principalmente) com os temas: Artes Visuais; Design; Comunicação Visual; Arte, Design e Criatividade; História e Teoria da Arte e do Design; Artes, Design e Ciência Cognitiva; Arte, Design e Novas Tecnologias; Arte, Design, Tecnologia, Ecologia.

Downloads

Publicado

2025-02-07

Como Citar

SANTOS, H. M.; PINHEIRO , O. J. Alpargatas:: Tradição, Sustentabilidade e Design Circular na Moda Contemporânea. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 11, n. 7, 2025. DOI: 10.18406/2359-1269v11n72024510. Disponível em: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/510. Acesso em: 22 fev. 2025.