A relação entre a modelagem de vestuário e a percepção corporal e da autoestima feminina
DOI:
https://doi.org/10.18406/2359-1269v11n72024488Resumo
A moda pode ser uma ferramenta de inclusão social, pois a vestimenta está diretamente ligada à autoestima e à autoimagem. O objetivo deste estudo é versar sobre a influência da modelagem de vestuário na autoestima feminina. Pretende-se ainda, pesquisar como cada indivíduo na particularidade de seu biotipo se relaciona com as vestimentas oferecidas pelo mercado. Realizou-se revisão bibliográfica e pesquisa de campo, sendo a abordagem da pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, por meio de entrevistas. A partir de um questionário aplicado com 78 mulheres, foram coletadas informações sobre suas experiências de compra de vestuário. A análise dos dados focou nos fatores que influenciam suas escolhas de compra e como esses fatores afetam sua autoestima. O resultado das pesquisas mostrou que uma parcela de mulheres não se sentia atendida pela oferta convencional de produtos de vestuário industrializados. Realizou-se, ainda, uma pesquisa de campo em duas etapas, sendo prova de modelo e questionário 1 e 2, que se deteve às necessidades específicas de mulheres que vestiam numerações de roupas acima do tamanho 42. Concluiu-se que quando não são consideradas as particularidades dos biotipos, a autoestima, conforto e sensação de boa vestibilidade da roupa pelo usuário é afetada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Eixos Tech

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Eixos Tech é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Eixos Tech implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Eixos Tech - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais da obra publicada.