Diretrizes para releitura de modelagens clássicas: um exemplo a partir do figurino cinematográfico dos anos 1950
DOI:
https://doi.org/10.18406/2359-1269v11n72024486Resumo
O presente artigo traça diretrizes para o desenvolvimento de produtos de vestuário a partir do resgate de modelos que se tornaram notáveis no passado. A partir de um recorte temporal, buscou-se compreender o contexto histórico e seus reflexos na moda feminina retratada no cinema norte-americano da década de 1950 para basear o desenvolvimento de modelagens voltadas ao mercado atual. Após a seleção e análise de um figurino, apresentou-se a sugestão de trajetória de pesquisa para o desenvolvimento de produtos do vestuário que referenciam os modelos icônicos dos filmes, porém com uma estética contemporânea.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Eixos Tech

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Eixos Tech é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Eixos Tech implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Eixos Tech - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais da obra publicada.