Demonstration and proof in the classroom:

a case study involving conceptions of future mathematics teachers

Autores

  • Fredy Coelho Rodrigues Instituto Federal do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS, Campus Passos
  • Marco Aurélio Alvarenga Monteiro UNESP

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v11n52024446

Resumo

Este estudo aborda os diferentes tipos e modos de validação de uma conjectura matemática em sala de aula sob a luz do discurso da Educação Matemática. Participaram dessa investigação alunos matriculados no último período do curso de formação de professores em matemática do IFSULDEMINAS, Campus Passos durante o ano de 2023. Nesse contexto, o objetivo do estudo foi investigar como os futuros professores de matemática compreendem o uso e a função do argumento de prova no estabelecimento de uma verdade em sala de aula. Para tanto foi realizado um estudo de caso, por meio do qual os dados coletados (questionário e observação participante) foram examinados com base na técnica da análise de conteúdo. Como resultado do estudo, verificou-se que a maioria dos sujeitos investigados concebem as provas conceituais como sendo o único tipo de prova capaz de estabelecer a verdade. No entanto falta aos sujeitos investigados compreensão e clareza em perceber relações entre a prova que explica e a prova que convence. Para a maioria dos participantes do estudo tanto a “prova” quanto a “demonstração” são vistos como termos sinônimos e ambos têm a função apenas de “provar que algo é verdade”.

Biografia do Autor

Fredy Coelho Rodrigues, Instituto Federal do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS, Campus Passos

Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2023), área de concentração: "Ensino de Ciências e Matemática" (Conceito CAPES 6). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MINAS (2011), área de concentração:" Ensino de Matemática" (Conceito CAPES 5). Especialização em Matemática Superior com ênfase em Análise Matemática pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES (2006) e Licenciatura em Matemática pela mesma instituição (2005). Atua como docente do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, Campus Passos. Área de interesse e pesquisa: 1-Argumentação e o argumento de prova na Educação matemática; 2- Laboratórios e ambientes virtuais de aprendizagem no Ensino da Matemática; 3-Etnoargumentação e investigação no ensino de ciências e matemática; 4- Argumentação e produção/exploração de material didático manipulável. https://orcid.org/0000-0001-8307-9305

Marco Aurélio Alvarenga Monteiro, UNESP

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), mestrado em Educação para a Ciência (Conceito Capes 6) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutorado em Educação para a Ciência (Conceito Capes 6) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Foi Coordenador do Curso de Física da UNESP/Campus de Guaratinguetá e Presidente da Comissão Permanente de Ensino - UNESP/Campus de Guaratinguetá. Atualmente é professor Livre-Docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência - UNESP/Bauru (Conceito Capes 6),no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências - Mestrado Acadêmico da Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI (Conceito Capes 3) e no Programa de Pós-Graduação em Projetos Educacionais - Mestrado Profissional da Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo - EEL/USP (Conceito Capes 3).É Presidente da Comissão Permanente de Pesquisa da UNESP/Guaratinguetá e Supervisor de Ensino do Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá - UNESP.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, formação de professores, divulgação científica, discurso docente e novas tecnologias.

Downloads

Publicado

2025-09-05

Como Citar

RODRIGUES, F. C.; MONTEIRO, M. A. A. Demonstration and proof in the classroom:: a case study involving conceptions of future mathematics teachers. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 11, n. 8, 2025. DOI: 10.18406/2359-1269v11n52024446. Disponível em: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/446. Acesso em: 8 set. 2025.