Demonstration and proof in the classroom:
a case study involving conceptions of future mathematics teachers
DOI:
https://doi.org/10.18406/2359-1269v11n52024446Resumo
Este estudo aborda os diferentes tipos e modos de validação de uma conjectura matemática em sala de aula sob a luz do discurso da Educação Matemática. Participaram dessa investigação alunos matriculados no último período do curso de formação de professores em matemática do IFSULDEMINAS, Campus Passos durante o ano de 2023. Nesse contexto, o objetivo do estudo foi investigar como os futuros professores de matemática compreendem o uso e a função do argumento de prova no estabelecimento de uma verdade em sala de aula. Para tanto foi realizado um estudo de caso, por meio do qual os dados coletados (questionário e observação participante) foram examinados com base na técnica da análise de conteúdo. Como resultado do estudo, verificou-se que a maioria dos sujeitos investigados concebem as provas conceituais como sendo o único tipo de prova capaz de estabelecer a verdade. No entanto falta aos sujeitos investigados compreensão e clareza em perceber relações entre a prova que explica e a prova que convence. Para a maioria dos participantes do estudo tanto a “prova” quanto a “demonstração” são vistos como termos sinônimos e ambos têm a função apenas de “provar que algo é verdade”.
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