Introdução alimentar e suas diferentes formas: uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.18406/2359-1269v11n12024384Resumo
Atualmente existem inúmeras discussões sobre a introdução alimentar. No Brasil, o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria recomendam, que ela se inicie a partir dos seis meses de idade cronológica a termo e a partir dos seis meses de idade corrigida (em caso de prematuridade). Nessa fase a criança deve apresentar sinais de prontidão, como conseguir sentar-se sem apoio, sustentar o crânio e já ser capaz de realizar movimentos de mastigação. Neste estudo objetivou-se identificar o momento ideal para ser iniciada a introdução alimentar em crianças menores de dois anos, além de buscar os benefícios e malefícios da mesma sobre a rotina alimentar criada a partir da introdução. Realizou-se uma revisão de literatura na qual foram selecionados artigos científicos, guias e caderneta da criança, publicados entre 2017 e 2023. Os resultados da pesquisa sugerem que a introdução comece com frutas e uma refeição principal a depender da escolha dos pais, destacando a necessidade de um prato completo com leguminosas, hortaliças, legumes, verduras, cereais ou tubérculos e proteína animal. Vale ainda ressaltar sobre alimentos que são contraindicados nessa época de vida, como sucos, chás, refrigerantes, sal, açúcar, alimentos industrializados. Atualmente existem vários métodos para a introdução alimentar, mas ainda assim, nenhum é comprovado como sendo o melhor, uma vez que irá depender das condições socioeconômicas, rotina familiar, região onde habita, preferência da própria criança. É indispensável que essa fase seja regada de muito amor e cuidado com a criança.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Eixos Tech
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Eixos Tech é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Eixos Tech implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Eixos Tech - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais da obra publicada.