UTILIZANDO A BLOCKCHAIN COMO BASE PARA UM NOVO MODELO DE ENSINO

Autores

  • Felipe Henrique de Sousa XP Inc.
  • Luiz Gustavo Antonio de Souza Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v11n12024371

Resumo

O cenário tecnológico e educacional tem passado por mudanças ao longo dos últimos anos. Palavras como blockchain e ativos digitais que não eram estampadas em manchetes e notícias de jornais, hoje, no entanto, se tornaram corriqueiras. Por isso, o objetivo deste trabalho é entender como as pessoas estão reagindo as novas tecnologias da Blockchain e criptoativos, mapeando novas oportunidades e verificando a possibilidade de surfar em novos modelos de ensino que permitam retirar barreiras socio-geográfica. O projeto foi dividido em 4 partes: a primeira, explicar o potencial de mercado através da nova tecnologia, a segunda, entender o comportamento das pessoas sobre os novos conceitos, a terceira, buscar soluções para engajar e melhorar o sistema de ensino e, por fim, propor um novo modelo de negócio inteligente através do Learn & Earn (Apenda & Ganhe) para solucionar os problemas mapeados.

Biografia do Autor

Felipe Henrique de Sousa, XP Inc.

Especialista em MBA Digital Business pela Universidade de São Paulo

Luiz Gustavo Antonio de Souza, Universidade Federal Fluminense

Professor do Magistério Superior da Universidade Federal Fluminense (UFF) - Campos dos Goytacazes no Curso de Graduação em Ciências Econômicas. Professor da disciplina Economia da Energia no Mestrado Profissional Gestão e Inovação na Indústria Animal na FZEA-USP. Realiza desde agosto de 2023 pós-doutorado no NIPE-UNICAMP. Membro do Conselho Fiscal da Sociedade Brasileira de Bioenergia (SBE). Participa do Comitê Local para a organização do BBEST IEA Bioenergy Conference 2024. Diretor Financeiro da Incubadora Tecnológica de Campos - TEC Incubadora com a supervisão de dois bolsistas INT4. Doutor em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo (ESALQ-USP) (2013). Economista registrado no CORECON-SP e formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) (2007). Pesquisador do Núcleo em Estudos do Agronegócio (NEAGRO) e do Núcleo de Estudos em Economia Aplicada (NEAA) da UFF. Realizou dois Pós-doutoramentos na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) entre 2014 e 2017. Atuou na Academia da Força Aérea como Professor Militar e como Coordenador da Coordenadoria de Produção Científica (CPC) e Adjunto da Subdivisão de Pesquisa e Produção Científica (SPPC) da Divisão de Ensino da AFA. As principais áreas de pesquisa são: Data Science Analytics, Economia, Energia, Inovação e Administração Pública.

Downloads

Publicado

2024-04-01

Como Citar

DE SOUSA, F. H.; ANTONIO DE SOUZA, L. G. UTILIZANDO A BLOCKCHAIN COMO BASE PARA UM NOVO MODELO DE ENSINO . Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 11, n. 1, 2024. DOI: 10.18406/2359-1269v11n12024371. Disponível em: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/371. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos