A IMPORTÂNCIA DOS CONTROLES FINANCEIROS NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19 EM UMA INSTITUIÇÃO DO TERCEIRO SETOR: ESTUDO DE CASO NA ASSOCIAÇÃO DE COMBATE AO CÂNCER - ACCA
DOI:
https://doi.org/10.18406/2359-1269v10n12023303Palavras-chave:
Terceiro setor, gestão financeira, pandemia, captação de recursos.Resumo
A captação de recursos fundamentalmente se configura como a base para a efetividade de organizações sociais, igualmente a ACCA – Associação de Combate ao Câncer integra este panorama. A realização eficiente de operações destinadas ao amparo a pacientes oncológicos encontra-se intrinsecamente ligada ao desempenho da organização quanto às suas receitas. Este quadro se instabilizou a partir da proliferação da pandemia da COVID-19 impelindo na atuação das atividades chave da instituição. Deste modo, o presente estudo propositou identificar quais foram os procedimentos realizados no período da pandemia (2019, 2020 e 2021) para amparar os processos relacionados à gestão financeira e captação de recursos da instituição, igualmente observando os efeitos patrimoniais e financeiros, e identificando quais medidas foram adotadas para contornar os desafios desse cenário. Metodologicamente, utilizou-se o estudo de caso, para o desempenho de uma pesquisa quali-quantitava. No decorrer do estudo identificou-se: celebrações presencias de cunho beneficente, vendas no bazar de itens usados e doações como operações chave orientadas à captação de recursos. Esses modelos de captação não foram integralmente adaptados para manter a constância de receitas, portanto estiveram suscetíveis a alterações. Nestas condições, a utilização de reservas financeiras foi vital para manter a regularidade das atividades. Diante deste contexto, os recursos financeiros foram descapitalizados, assim reduzidos em cerca de 37% no ano de 2020 se comparados a 2019, igualmente as receitas foram reduzidas em aproximadamente 20%. Em 2021 percebe-se uma reversão dessa situação, os índices se mostraram superiores ao ano de 2019. Nesse ano, notou-se um significativo crescimento nas receitas da instituição.
Referências
ACCA. Roteiro de Entrevista com presidente Denize Alves Almeida e tesoureira Ana Paula Barros sobre a ACCA. São Sebastiao do Paraiso -MG. 2022
ACEVEDO, C. R.; NOHARA, J. J. Monografia no curso de administração: guia completo de conteúdo e forma. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2007. 196p.
ASSAF NETO, Alexandre. Estrutura e Análise de Balanços: Um Enfoque Econômico-Financeiro, 11ª ed. São Paulo: Atlas, 2015.
ASSIS, C. B. Governança e Gestão de Tecnologia da Informação: Diferenças na Aplicação em Empresas Brasileiras. 2011. 210f. Dissertação (Mestrado): Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, POLI/USP. São Paulo, 2011.
BRASIL. Ministério da Saúde. O que é a Covid-19? GOV.BR. 2021. Disponível em:< https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/o-que-e-o-coronavirus> Acesso em 16 de nov. 2022
BRASIL. Senado Federal. Secretaria de Pesquisa e Opinião Pública. Data Senado. As ONGs na Mídia: O perfil do Terceiro Setor na Imprensa, Brasília, nov. 2006
CANÇADO, A. C. Fundamentos teóricos da gestão social. Tese (doutorado) – Universidade Federal de Lavras, 2011.
CPC 26 - Apresentação das Demonstrações Contábeis. Disponível em: <http://www.cpc.org.br/CPC/Documentos-Emitidos/Pronunciamentos> Acesso em 21 de nov. de 2022.
CRUZ, C. M. ESTRAVIZ, M. Captação de diferentes recursos para organizações sem fins lucrativos. São Paulo: Global Editora, 2000.
DEARO, F. Captação de Recursos e Marketing Social. Quais são os Segredos da Captação de Recursos? Disponível em:<http://www.dearo.com.br/website/conteudo.as_p?idwebsite categoria conteudo=2599&cod=1395>. Acesso em: 26 set. 2022.
DIAS, J. A., NASCCIMENTO M. do S. A. Comunicação empresarial: A importância da comunicação nas organizações e o advento de novas tecnologias. Revista Científica da FASETE, 2016. Disponível em: < https://www.unirios.edu.br/revistarios/media/revistas/2016/11/comunicacao_empresarial_a_importancia_da_comunicacao_nas_organizacoes_e_o_advento_de_novas_tecnologias.pdf> Acesso em 12 de nov. de 2022
FALCONER, A. P. A promessa do terceiro setor: um estudo sobre a construção do papel das organizações sem fins lucrativos e do seu campo de gestão. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo: 1999
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. In: Revista de Administração de Empresas. São Paulo: EDUSP, v.35, n.2, p.57-63, mar./abr., 1995.
HENDRICKSEN, Eldon S.; VAN BREDA, Michael F. Teoria da Contabilidade. 5ª. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
HOJI, Masakazu. Administração Financeira e orçamentária: matemática financeira aplicada, estratégias financeiras e orçamento empresarial. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
IUDÍCIBUS, Sergio de; MARION, José Carlos. Contabilidade Comercial: atualizado conforme Lei nº 11.638/07 e Lei nº 11.941/09. 9.ed. São Paulo: Atlas, 2010.
KOTLER, P., ZALTMAN, G. Social Marketing: an approach to planned social change. Journal of Marketing, 3-12, 1971.
KOTLER, P. Marketing para organizações que não visam o lucro. São Paulo: Atlas, 1994.
KOTLER, P.; LEE, N. Up and out of poverty – the social marketing. New Jersey: Wharton School Publishing, 2009.
KOTLER, P.; ROBERTO, E. L. Marketing Social – estratégias para alterar o comportamento público. Rio de Janeiro, Campus, 1992.
MANÃS, A. V.; MEDEIROS, E. E. de. Terceiro setor: Um estudo sobre a sua importância no processo de desenvolvimento socioeconômico. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 2, n. 2, p. 15-29, jul./dez. 2012. Disponível em:< http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc>. Acesso em: 25 set. 2022.
MATARAZZO, Dante Carmine. Análise financeira de balanços. Abordagem Básica e Gerencial. 5ª. Ed., São Paulo: Atlas, 1998.
MELO, A. C. C. de. Indicadores de desempenho como instrumento de gestão das entidades do terceiro setor: um estudo das Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público do Estado da Paraíba. João Pessoa, 2008. 96 p. Orientador: Dr. Paulo Roberto Nóbrega Cavalcante Dissertação (Mestrado). UnB, UFPB, UFRN
MENDONÇA, Luciana. Como criar uma reserva financeira e por que ela é essencial. 2022. Universa Uol. Disponível em: <https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2022/04/06/como-criar-uma-reserva-financeira-e-porque-ela-e-essencial-nos-imprevistos.htm> Acesso em 13 nov. 2022.
MONTAÑO, C. E. Das “lógicas do Estado” às “lógicas da Sociedade civil”: Estado e “terceiro setor” em Revista Serviço Social e Sociedade n° 59. São Paulo: Cortez, 2007
MOREIRA, Karine. Missão, visão e valores: o que é, a importância e como definir. Mereo blog. 2020. Disponível em: <https://mereo.com/blog/missao-visao-e-valores-porque-definir-estes-fundamentos-e-tao-importante/#:~:text=A%20Miss%C3%A3o%2C%20vis%C3%A3o%20e%20valores,conseguir%20atingir%20os%20resultados%20previstos>. Acesso em: 07 de nov. 2022
OLIVEIRA, Alessandro Aristides et al. A Análise das Demonstrações Contábeis e sua Importância para Evidenciar a Situação Econômica e Financeira das Organizações. Revista Eletrônica Gestão e Negócios. São Roque, v.1, n.1, p. 1-13, 2010.
OLIVEIRA, E. A. GODÓI-DE-SOUZA, E. O Terceiro Setor no Brasil: Avanços, Retrocessos e Desafios para as Organizações Sociais. RIGS – Revista Interdisciplinar de Gestão Social. set./dez. 2015 v.4n.3 p. 181- 199. ISSN: 2317-2428
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E.C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2009. 288 p.
RIBEIRO, Osni Moura. Estrutura e Análise de Balanço Fácil, 11. ed. São Paulo:Saraiva, 2015.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3 eds. São Paulo: Atlas, 1999
ROTH; et al, Diferenças e inter-relações dos conceitos de governança e gestão de redes horizontais de empresas: contribuições para o campo de estudos. R.Adm., São Paulo, v.47, n.1, 2012. P.112-123
SANAR. Linha do tempo do Coronavírus no Brasil. Blog Sanar, 2020. Disponível em: <https://www.sanarmed.com/linha-do-tempo-do-coronavirus-no-brasil> Acesso em: 13 de out. 2022.
SANTOS, S. X. dos. Organização do terceiro setor. Natal: EdUnP, 2012. 175p. Ebook – Livro eletrônico disponível on-line. ISBN 978-85-61140-69-4
SANTOS, S. X. Organização do terceiro setor. Natal: EdUnP, 2012
VASCONCELOS, F. P. Avaliação do Alinhamento do Planejamento Estratégico Empresarial com o Planejamento Estratégico de tecnologia da Informação. Trabalho de Diplomação: Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais, PUC-MG. Belo Horizonte, 2007
VAZ, G. N. Marketing Institucional – o mercado de ideias e imagens. São Paulo: Thomson, 2003
VERGARA, S. C. Projetos e relatório de pesquisa em administração. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. 212p
ZENONE, Luiz. Marketing Social. São Paulo: Thompson Learning, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lara de Alcantara Carneiro, Julio Cezar da Silva, João Marcos Fernandino Evangelista, Arnaldo Camargo Botazini Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Eixos Tech é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Eixos Tech implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Eixos Tech - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais da obra publicada.