A INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA AUXILIAR NAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO

Autores

  • Cícero Barbosa da Silva Prefeitura Municipal de São Sebastião do Paraíso; Centro Universitário Moura Lacerda; UFSJ - Universidade Federal de São João Del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v1n120143

Resumo

Este trabalho tem a finalidade de discutir algumas práticas de letramento do ciclo complementar das séries iniciais do ensino fundamental e como elas podem ser enriquecidas com a utilização da informática. A metodologia aqui utilizada baseia-se na análise bibliográfica de obras específicas sobre o letramento e de obras que tratam o uso da informática na educação. Também foi utilizada como referência para este trabalho a prática docente do seu autor, que já utiliza a informática como ferramenta auxiliar nas escolas onde leciona. Com base nos estudos realizados, ficou claro que a informática, quando utilizada de forma intencional, criativa e interdisciplinar, pode contribuir muito para as práticas do letramento.

Biografia do Autor

Cícero Barbosa da Silva, Prefeitura Municipal de São Sebastião do Paraíso; Centro Universitário Moura Lacerda; UFSJ - Universidade Federal de São João Del-Rei

Pedagogo (Centro Universitário Claretiano – Batatais, 2007), Esp. em Informática em Educação (UFLA – Universidade Federal de Lavras, 2009), Esp. em Práticas de Letramento e Alfabetização (UFSJ – Universidade Federal de São João Del-Rei, 2010), Esp. em Design Instrucional para EaD Virtual (UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá, 2010), Esp. em Planejamento, Implementação e Gestão de EaD (UFF – Universidade Federal Fluminense, 2011), Esp. em Gestão Pública Municipal (UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2012), Mestrando em Educação Escolar, com ênfase em Tecnologias Educacionais (Centro Universitário Moura Lacerda – Ribeirão Preto), Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Ensino Superior de São Sebastião do Paraíso – MG.

Referências

ADRIÁN, Mariella e LLANO, José Gregório de. A Informática Educativa na Escola. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 2001.

CAGLIARI, Luis Carlos Magda. Alfabetizando sem o BÁ-BÉ-BÍ-BÓ-BÚ. São Paulo: Scipione, 1999.

CARDOSO, Beatriz; EDNIR, Madza. Ler e escrever, muito prazer. São Paulo: Editora Ática, 2001.

CARMO, Rosangela Branca do. Conceituação e História da Alfabetização. São João Del-Rei: NEAD – Universidade Federal de São João Del-Rei, 2008.

COX, Kênia Kodel. Informática na Educação Escolar. Campinas: Autores Associados, 2003.

FILGUEIRAS. Karina Fidelis. (Con)Fusões entre Alfabetização e Letramento: as dificuldades de aprendizagem numa escola pública e numa escola particular. In: 27ª Reunião Anual da ANPED, 2004, Caxambu. Disponível em: < http://www.anped.org.br/reunioes/27/gt10/p101.pdf>. Acesso em: 02 jan. 2010.

GONÇALVES, Heitor Antonio. Alfabetização e Letramento Matemático. São João Del-Rei: NEAD – Universidade Federal de São João Del-Rei, 2009.

KLEIMAN, Angela B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1995.

MATTAR, João e VALENTE, Carlos. Second Life e Web 2.0 na Educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias. São Paulo: Novatec Editora, 2007.

SANTOS, Dra. Sônia Maria. Alfabetização e Letramento. Disponível em: . Acesso em: 01 nov. 2009.

SILVA, Cícero Barbosa da. Projetos de uso da informática no ambiente educativo. 2009. 73p. Trabalho de conclusão de curso - Universidade Federal de Lavras, Departamento de Ciência da Computação, Lavras.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. São Paulo: Érica, 2008.

WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Editora Ática, 2001.

Downloads

Publicado

2014-08-02

Como Citar

DA SILVA, C. B. A INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA AUXILIAR NAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–12, 2014. DOI: 10.18406/2359-1269v1n120143. Disponível em: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/3. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos