AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Naiara Rezende Souza SAMU - CISSUL/ CISURG

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v6n12019251

Palavras-chave:

Avaliação de desempenho, Enfermagem, Educação

Resumo

Este artigo tem por objetivo levantar e avaliar as evidências disponíveis na literatura sobre o conhecimento científico produzido, relacionado à avaliação de desempenho em saúde. Foram avaliados 10 estudos, publicados entre os anos de 2000 a 2018, pesquisados nas bases de dados US National Library of Medicine (PUBMED), Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature (CINAHL), Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Latin American and Caribbean Health Science Literature Database (LILACS) e Base de Dados de Enfermagem (BDENF) durante o mês de Outubro/2018, utilizando descritores controlados e não controlados. O estudo evidenciou que o processo de avaliação de desempenho já sofreu importantes mudanças, tendo se desenvolvido muito nos últimos dez anos, mas que ainda existe muito a se considerar quanto à forma com que é aplicada, levando-se em consideração á sua estrutura, aplicabilidade e reavaliação. Conclui-se que existe necessidade de reconhecer o enfermeiro como um importante ator social dentro sistema de saúde (público e privado), que tem conhecimento para atuar de maneira efetiva nas práticas de avaliação de desempenho, no desenvolvimento de pessoas e habilidades e na construção de políticas de saúde. Pontua-se também que os Serviços de Urgência e Emergência devem ter profissionais que atuem nesse sentido priorizando a qualidade na prática desenvolvida, haja vista a natureza do serviço, onde o profissional atua sobre pressão e deve ter conhecimento e habilidade para aplicar seu conhecimento em meio á situações onde há risco de morte para o paciente e situações insalubres para o profissional.

Biografia do Autor

Naiara Rezende Souza, SAMU - CISSUL/ CISURG

Enfermeira, espec. em Enf. do Trabalho e Urgência e Emergência, mestranda em Adm. de Serviços de Saúde, há 4 anos trabalho com APH, experiência em Bloco Cirúrgico, CME, Urgência e Emergência Pré Hospitalar. Realizou cursos como BLS, ACLS, PHTLS, ECTE, PVMA, PVMC, RMC dentre outros.

Downloads

Publicado

2020-03-04

Como Citar

SOUZA, N. R. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 6, n. 1, 2020. DOI: 10.18406/2359-1269v6n12019251. Disponível em: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/251. Acesso em: 29 abr. 2024.