AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.18406/2359-1269v6n12019251Palavras-chave:
Avaliação de desempenho, Enfermagem, EducaçãoResumo
Este artigo tem por objetivo levantar e avaliar as evidências disponíveis na literatura sobre o conhecimento científico produzido, relacionado à avaliação de desempenho em saúde. Foram avaliados 10 estudos, publicados entre os anos de 2000 a 2018, pesquisados nas bases de dados US National Library of Medicine (PUBMED), Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature (CINAHL), Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Latin American and Caribbean Health Science Literature Database (LILACS) e Base de Dados de Enfermagem (BDENF) durante o mês de Outubro/2018, utilizando descritores controlados e não controlados. O estudo evidenciou que o processo de avaliação de desempenho já sofreu importantes mudanças, tendo se desenvolvido muito nos últimos dez anos, mas que ainda existe muito a se considerar quanto à forma com que é aplicada, levando-se em consideração á sua estrutura, aplicabilidade e reavaliação. Conclui-se que existe necessidade de reconhecer o enfermeiro como um importante ator social dentro sistema de saúde (público e privado), que tem conhecimento para atuar de maneira efetiva nas práticas de avaliação de desempenho, no desenvolvimento de pessoas e habilidades e na construção de políticas de saúde. Pontua-se também que os Serviços de Urgência e Emergência devem ter profissionais que atuem nesse sentido priorizando a qualidade na prática desenvolvida, haja vista a natureza do serviço, onde o profissional atua sobre pressão e deve ter conhecimento e habilidade para aplicar seu conhecimento em meio á situações onde há risco de morte para o paciente e situações insalubres para o profissional.Downloads
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