Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas ao Ensino de Matemática: Desafios e Perspectivas

Autores

  • Magno de Souza Rocha IFSULDEMINAS - Câmpus Pouso Alegre

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v1n2201522

Resumo

O presente artigo, sem a pretensão de esgotar o assunto, acolhe algumas vertentes compreendidas por estudiosos que se têm dedicado à pesquisa de novas tecnologias aplicadas ao cotidiano escolar. Objetiva servir como fomento à exploração da interação entre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e o ensino de matemática, como estímulo para a reforma de práticas alinhadas ao processo de ensino-aprendizagem. A escolha deste tema resultou da observação de vieses complexos que, na opinião do pós-graduando, mereceriam maior ênfase em investigação científica com fim ao incremento de práticas educativas. A sondagem, de natureza básica e abordagem qualitativa, compreendeu a realização de levantamento bibliográfico sobre o tema. O exame apontou que, apesar da margem crescente de recursos e ambientes de informação (e de formação) em oferta pós-advento da Internet, persistem sérios desafios para que se possa promover o ensino de matemática em sintonia com o aprendizado esperado.

Biografia do Autor

Magno de Souza Rocha, IFSULDEMINAS - Câmpus Pouso Alegre

Possui Licenciatura em Matemática pelas Faculdades Integradas Asmec (2010); MBA em Gestão e Políticas Públicas Municipais pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2012) e especialização em Metodologia do Ensino da Matemática (2015) pela mesma instituição. Mestrando em Educação pela Universidade do Vale do Sapucaí, tem experiência em ensino de matemática nos níveis médio e superior. Detém enfoque de pesquisa na área de Educação, privilegiando a investigação científica e a reflexão teórica crítica acerca das seguintes temáticas: práticas educativas, formação docente, processos de ensino, aprendizagem e avaliação nas diferentes modalidades e níveis de ensino. Estuda atualmente a contribuição da psicologia cognitiva e da neuropsicologia para a educação matemática, enquanto ao exame psicométrico da relação entre as funções executivas (principalmente a flexibilidade cognitiva e o raciocínio inferencial) para a resolução de problemas matemáticos. É servidor público federal, ocupante do cargo efetivo de Professor (EBTT), área Matemática II (Educação Matemática) do IFSULDEMINAS - Câmpus Pouso Alegre, desde fevereiro de 2015.

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Publicado

2015-07-06

Como Citar

ROCHA, M. de S. Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas ao Ensino de Matemática: Desafios e Perspectivas. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 1–14, 2015. DOI: 10.18406/2359-1269v1n2201522. Disponível em: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/22. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos