EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: INTERFACE COGNITIVA CONSTRUTIVA OU DESTRUTIVA PARA O APRENDIZADO

Salvador Barbosa Junior

Resumo


A Educação a Distância, é um método inclusivo e bastante interativo pois é iniciada através da utilização das ferramentas tecnológicas de informação (TI) e comunicação, onde agentes da educação e discentes, apesar de estarem dispersos fisicamente no espaço e/ou no tempo, têm uma real e ativa sinergia de envolvimento. O educando é contemplado a atuar em um ambiente favorável a flexibilização do tempo e espaço a ser utilizado. Nesse preâmbulo, o presente artigo tem como objetivo apresentar uma breve revisão dos conceitos desta modalidade de educação, elaborados pela observação de uma bibliografia que enumera alguns acontecimentos e instituições que se tornaram marcos históricos para a consolidação da atual Educação a Distância no Brasil e no mundo, haja vista que a importância desta modalidade de educação está crescendo globalmente e tem se tornado um grande marco na redução das desigualdades educacionais no que se refere a aproximação de distâncias em um país continental como o Brasil.


Texto completo:

PDF

Referências


BELLONI, M.L Educação a distância. Campinas: Autores Associados,1999.

_________ O que é mídia-educação. Campinas: Autores Associados, 2001a. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo, 78.

BRASIL. Decreto 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o artigo 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretri¬zes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Lábrea AM, 07 mar. 2014. Disponível em: . Acesso em: 07 mar. 2014.

CARVALHO, Rosita Edler. A nova LDB e a Educação Especial. Porto Alegre: Mediação, 1999.

DEBORD, G. La société du spectacle. Paris: Buchet/Chastel, 1967 (trad. portuguesa. Lisboa: ed. Mobilis in Mobile, 1991).

LASCH, C. The culture of narci? Londres: Abacus, 1979 (trad. bras.: A cultura do narcisismo. São Paulo: Imago, 1983).




DOI: http://dx.doi.org/10.18406/2359-1269v1n120145

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais

INDEXADORES:

 


Eixos Tech, Passos, MG, Brasil. e-ISSN: 2359-1269

Classificação Qualis: B4

Licença Creative Commons
Este periódico está licenciado por Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.