LIMITES E POTENCIALIDADES DA INTERPROFISSIONALIDADE EM SAÚDE: revisão de literatura

Maria Inês Lemos Coelho Ribeiro, Ana Luiza Santiago Soares Dias, Isabella de Paula Marinho, Barbara David Batista Couto, Bianca Rezende Ribeiro, Walisete de Almeida Godinho Rosa

Resumo


Resumo: A educação dos profissionais de saúde ainda é considerada uma prática fragmentada e descontextualizada e é uma questão que vem sendo mundialmente discutida. No Brasil diferentes políticas públicas foram implementadas nos últimos anos, dentre elas a educação interprofissional (EIP), com o intuito de promover a integração entre os diferentes profissionais da saúde. Assim, a educação interprofissional é uma estratégia que visa a mudança do perfil dos profissionais da saúde para a atuação no Sistema Único de Saúde (SUS), propicia ocasião favorável para o aprendizado concomitante com outros profissionais de saúde, buscando desenvolver atributos e habilidades necessárias em um trabalho coletivo. Partindo dessas considerações, o presente estudo teve por objetivo identificar limites e potencialidades da Educação Interprofissional em Saúde, a partir de revisão da literatura de experiências brasileiras. Trata-se de um estudo exploratório, realizado a partir de levantamento bibliográfico sobre a temática, cujas buscas foram realizadas nos bancos de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), utilizando os descritores interprofissionalidade e educação interprofissional, sem limites de período. Foi realizada analise de conteúdo de cinco artigos, uma dissertação e uma tese. Foram identificadas duas categorias: Potencialidades da EIP e limites da EIP e quatro subcategorias: trabalho em equipe e práticas colaborativas, Integração ensino-serviço-comunidade, conceitos e formação docente. Os resultados revelaram que a interprofissionalidade tem potencial para transformar as práticas em saúde, promover a assistência integral e qualificar os profissionais para o pleno exercício do trabalho em equipe, entretanto, se faz necessário envolver as instituições de ensino superior na proposta da educação interprofissional.


Palavras-chave


Interprofissionalidade; Educação Interprofissional; Saúde.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18406/2359-1269v6n12019255

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Direitos autorais 2019 Maria Inês Lemos Coelho Ribeiro, Ana Luiza Santiago Soares Dias, Isabella de Paula Marinho, Barbara David Batista Couto, Bianca Rezende Ribeiro, Walisete de Almeida Godinho Rosa

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Eixos Tech, Passos, MG, Brasil. e-ISSN: 2359-1269

Classificação Qualis: B4

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