Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas ao Ensino de Matemática: Desafios e Perspectivas

Magno de Souza Rocha

Resumo


O presente artigo, sem a pretensão de esgotar o assunto, acolhe algumas vertentes compreendidas por estudiosos que se têm dedicado à pesquisa de novas tecnologias aplicadas ao cotidiano escolar. Objetiva servir como fomento à exploração da interação entre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e o ensino de matemática, como estímulo para a reforma de práticas alinhadas ao processo de ensino-aprendizagem. A escolha deste tema resultou da observação de vieses complexos que, na opinião do pós-graduando, mereceriam maior ênfase em investigação científica com fim ao incremento de práticas educativas. A sondagem, de natureza básica e abordagem qualitativa, compreendeu a realização de levantamento bibliográfico sobre o tema. O exame apontou que, apesar da margem crescente de recursos e ambientes de informação (e de formação) em oferta pós-advento da Internet, persistem sérios desafios para que se possa promover o ensino de matemática em sintonia com o aprendizado esperado.

Texto completo:

PDF

Referências


BRANDÃO, C. R. Vida, Conhecimento, Cultura e Educação. Algumas Ideias Provisórias. Educação PUC-RS. Porto Alegre, n° 46, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Parte III – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 1999. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf> Acesso em: 05 ago. 2014.

BRYAN, N. A. P. Desafios Educacionais da Presente Mutação Tecnológica e Organizacional para a Formação de Professores do Ensino Tecnológico. In: BICUDO, M.ª V., SILVA JUNIOR, C. A. (Org.). Formação do Professor – Dever do Estado, Tarefa da Universidade. Vol. 3. São Paulo: Ed. UNESP, 1996.

CASTELLS, M.(2003). A Galáxia da Internet: Reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.

FONSECA, C. M. F. P. A ressignificação da prática pedagógica através das TIC. SynThesis Revista Digital. FAPAM, Pará de Minas, n.3, 1 - 3, abr. 2012. Disponível em: Acesso em: 24 ago. 2013.

GALERA, J. M.; BORSOI, B. T. Ciência, tecnologia e cidadania: um desafio no cotidiano do professor. Disponível em: Acesso em: 21 de jul. 2013.

GARCIA, S. J. N. Manual de Dificuldades de Aprendizaje: Languaje, Lecto-Escritura y Matemáticas. Madri: Nascea, 1998.

GARCIA, M. F. et al. Novas competências docentes frente às tecnologias digitais interativas. Rev. Teoria e Prática da Educação, v. 14, n. 1, p. 79-87, jan./abr. 2011. 80. Disponível em: Acesso em: 24 ago. 2013.

KENSKI, V. M. Novas tecnologias: o redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, Rio de Janeiro: n. 8, p. 58-71, maio/ago., 1998.

PELLICER, E. G. (1997), “La Mod a tecnológica en la educación: peligros de un espejismo” in Píxel Bit. In: Revista de Medios y Educación, (nº 9 Junho), 81- 92. Disponível em: http://www.sav.us.es/pixelbit/pixelbit/articulos/ n9/n9art/art97.htm. Acesso em: 24 ago. 2013.

VALENTE, J. A.; PRADO, M. E. B. B.; ALMEIDA, M. E. B. Educação a distância via internet: formação de educadores. São Paulo: Avercamp, 2003.




DOI: http://dx.doi.org/10.18406/2359-1269v1n2201522

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais

INDEXADORES:

 


Eixos Tech, Passos, MG, Brasil. e-ISSN: 2359-1269

Classificação Qualis: B4

Licença Creative Commons
Este periódico está licenciado por Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.