Promoção de atividades experimentais na escola

o Centro de Divulgação e Popularização da Ciência como prática de extensão

Autores

  • Fernanda Alves Amatsu Cruzato Mendes
  • Luciana de Abreu Nascimento
  • Raquel Lovatti Caetano
  • Amanda de Souza Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v12n22025551

Resumo

A promoção de atividades experimentais na Educação Básica pode ser dificultada pela falta de infraestrutura nas instituições. A fim de amenizar esse cenário, o Centro de Divulgação e Popularização da Ciência (CDPC) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas, com sua Experimentoteca, disponibiliza materiais a escolas públicas. Neste trabalho, relatamos experiências de extensão desenvolvidas pelo CDPC, com o objetivo de compreender o CDPC como prática de extensão, bem como discutir impactos do projeto no ensino. Para tanto, apresentamos relatos de pessoas vinculadas ao CDPC e dados coletados junto a professores que utilizaram materiais fornecidos pelo centro. Os resultados reforçam a relevância do CDPC para divulgação e engajamento dos estudantes em práticas científicas. As sugestões coletadas podem contribuir para o aprimoramento do projeto, com vistas à popularização da ciência e a democratização do acesso a recursos educacionais. Ainda, destacamos o potencial do CDPC como espaço articulador entre ensino, pesquisa e extensão.

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Publicado

2025-09-05

Como Citar

ALVES AMATSU CRUZATO MENDES, F.; DE ABREU NASCIMENTO, L. .; LOVATTI CAETANO, R. .; DE SOUZA OLIVEIRA, A. Promoção de atividades experimentais na escola: o Centro de Divulgação e Popularização da Ciência como prática de extensão. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 12, n. 2, 2025. DOI: 10.18406/2359-1269v12n22025551. Disponível em: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/551. Acesso em: 8 set. 2025.

Edição

Seção

Artigos