Análise da qualidade dos serviços no varejo de moda em Passos - MG: aplicação da ferramenta Servqual

Autores

  • Wesley Rodrigues Bergue IFSULDEMINAS - Campus Passos
  • Ana Luisa Silva Oliveira IFSULDEMINAS - Campus Passos
  • Laiza de Oliveira Batista IFSULDEMINAS - Campus Passos
  • Luiz Fernando Silveira Esequiel IFSULDEMINAS - Campus Passos
  • Gustavo Clemente Valadares IFSULDEMINAS Campus PassosUniversidade Federal de Lavras - UFLA https://orcid.org/0000-0002-7990-4226
  • Alyce Cardoso Campos IFSULDEMINAS - Campus Passos

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v12n12025543

Resumo

O presente estudo teve como objetivo explorar as particularidades do setor de moda em Passos/MG a partir de uma pesquisa com a ferramenta SERVQUAL realizada na região. A pesquisa, de abordagem quantitativa, foi realizada por meio de um questionário com a ferramenta Servqual aplicado a 59 consumidores locais, analisando aspectos como modernidade das lojas, identificação dos funcionários, eficiência no atendimento e personalização da experiência do cliente. Os resultados indicam que, embora o setor apresente pontos positivos, como ambiente organizado e confiável, há desafios significativos, especialmente na qualificação do atendimento e na falta de personalização no serviço prestado. A modernização do espaço físico e a implementação de estratégias de relacionamento mais sofisticadas, como o uso de ferramentas de CRM, poderiam aumentar a fidelização e a satisfação dos clientes. Além disso, a comunicação clara sobre produtos e políticas de troca se mostrou essencial para fortalecer a confiança do consumidor. A hesitação em recomendar as lojas da região sugere que melhorias na experiência de compra são necessárias para tornar o setor mais competitivo. O estudo contribui para o entendimento das necessidades do mercado local e oferece subsídios para que gestores e empresários aprimorem suas estratégias, alinhando-as às expectativas dos consumidores.

Biografia do Autor

Gustavo Clemente Valadares, IFSULDEMINAS Campus PassosUniversidade Federal de Lavras - UFLA

Prof. Me. Gustavo Clemente Valadares
Professor do IFSULDEMINAS - Campus Passos Doutorando em Inovação, Marketing e Estratégia (UFLA) Mestre em Inovação, Marketing e Estratégia (UFLA) Especialista em Comunicação Empresarial, Marketing e Eventos (UNIS-MG) Bacharel em Administração - (UFLA)

Downloads

Publicado

2025-05-28

Como Citar

RODRIGUES BERGUE, W.; SILVA OLIVEIRA, A. L.; DE OLIVEIRA BATISTA, L.; SILVEIRA ESEQUIEL, L. F.; VALADARES, G. C.; CARDOSO CAMPOS, A. Análise da qualidade dos serviços no varejo de moda em Passos - MG: aplicação da ferramenta Servqual. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 12, n. 1, 2025. DOI: 10.18406/2359-1269v12n12025543. Disponível em: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/543. Acesso em: 3 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos