Música e fruição em uma escola técnica
relatos de experiência
DOI:
https://doi.org/10.18406/2359-1269v12n12025518Resumo
O presente artigo apresenta relatos de estudantes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFSULDEMINAS - Campus Três Corações a partir de suas experiências como alunos dos projetos musicais oferecidos pelo campus no âmbito do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, com um enfoque especial para os estudantes PcD. Por meio da metodologia qualitativa, especificamente a observação participante, foi possível recolher informações sobre a relevância da educação e da prática musical no Ensino Médio, atentando-se principalmente para a importância do ensino musical para os alunos portadores de deficiência em uma instituição de formação estritamente técnica. Como resultados, pôde-se observar uma quebra na conduta dos estudantes participantes desta pesquisa, no sentido de ressignificarem a rigidez promovida pela formação técnica em prol de uma atividade musical durante seus processos formativos, de onde conclui-se acerca da importância da oferta de atividades artístico-pedagógicas sensibilizadoras em uma instituição dominada pela formação técnica, de forma a contribuir para uma holística e humanizada.
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