Música e fruição em uma escola técnica

relatos de experiência

Autores

  • Rafael Marin da Silva Garcia IFSULDEMINAS Campus Três Corações
  • Emanuela Francisca Ferreira Silva IFSULDEMINAS - Campus Três Corações
  • Luis Otávio Albrecht Perroni IFSULDEMINAS - Campus Três Corações

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v12n12025518

Resumo

O presente artigo apresenta relatos de estudantes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFSULDEMINAS - Campus Três Corações a partir de suas experiências como alunos dos projetos musicais oferecidos pelo campus no âmbito do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, com um enfoque especial para os estudantes PcD. Por meio da metodologia qualitativa, especificamente a observação participante, foi possível recolher informações sobre a relevância da educação e da prática musical no Ensino Médio, atentando-se principalmente para a importância do ensino musical para os alunos portadores de deficiência em uma instituição de formação estritamente técnica. Como resultados, pôde-se observar uma quebra na conduta dos estudantes participantes desta pesquisa, no sentido de ressignificarem a rigidez promovida pela formação técnica em prol de uma atividade musical durante seus processos formativos, de onde conclui-se acerca da importância da oferta de atividades artístico-pedagógicas sensibilizadoras em uma instituição dominada pela formação técnica, de forma a contribuir para uma holística e humanizada.

Biografia do Autor

Emanuela Francisca Ferreira Silva, IFSULDEMINAS - Campus Três Corações

Doutora em Letras - Linguística e Língua Portuguesa pela PUC Minas; possui Mestrado em Letras - análise, cultura e discurso, com ênfase na área de Literatura , pela Universidade Vale do Rio Verde - Unincor-MG, em que foi bolsista da Capes (2008-2009). Graduada em Letras - Português/Inglês pela UEMG, Campus Fafi - Faculdade de Filosofia de Varginha; em Música pela Carlos Gomes - SP e em Educação Artística pelo Centro Universitário Claretiano. É professora EBTT de Língua Portuguesa do quadro efetivo do Instituto Federal do Sul de Minas - IFSULDEMINAS . Está vinculada ao grupo COMPLEX COGNITIO - uma visão integrada da cognição humana: corpo, cérebro, mente, linguagem, significação (PUC Minas), atuando na linha de pesquisa estrutura formal e conceitual da linguagem e ao grupo de pesquisa Plastissom do IFSULDEMINAS. Flautista, integra o Grupo Encantoria e a Camerata do IFSULDEMINAS.

Luis Otávio Albrecht Perroni, IFSULDEMINAS - Campus Três Corações

Ensino Fundamental / Primeiro Grau pelo Colegio Inova Caminhos Dourados (2023).

Aluno do 2º ano do curso Técnico em Mecância Integrado ao Ensino Médio.

Downloads

Publicado

2025-05-28

Como Citar

MARIN DA SILVA GARCIA, R.; FRANCISCA FERREIRA SILVA, E.; OTÁVIO ALBRECHT PERRONI, L. Música e fruição em uma escola técnica: relatos de experiência. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 12, n. 1, 2025. DOI: 10.18406/2359-1269v12n12025518. Disponível em: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/518. Acesso em: 2 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos