Quem são as pessoas descartáveis no sistema escolar capitalista?
A Educação Inclusiva na sociedade do trabalho
DOI:
https://doi.org/10.18406/2359-1269v12n12025517Resumo
Buscamos discutir o currículo, sua relação com a inclusão de pessoas com deficiência no contexto educativo e o capitalismo. Para tal elegemos a reflexão da própria prática para analisar o cenário da educação na segunda década do século XXI e investigar as razões pelas quais não avançamos na proposta de um currículo crítico e instigante para todos. Queremos investigar a consolidação da dominação burguesa na escola pública que tem por objetivo formar um exército de trabalhadores e excluir pessoas deficientes do mercado de trabalho com o objetivo de caracterizar quem são os sujeitos que produzem riqueza na sociedade do capital? E os que não produzem, como lidamos com eles? Nossas hipóteses são que a educação serve como instrumento ao capital pela formação de uma mão de obra precarizada e incapaz de criticar. Para analisar os dados, elegemos nossa prática no NAPNE pela materialidade e dialética nos permite explicar as desigualdades e a opressão pelo trabalho no Brasil.
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