TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA EM LIBRAS: LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL NA APRENDIZAGEM PELO ALUNO SURDO
DOI:
https://doi.org/10.18406/2359-1269v12n12025516Resumo
Este estudo objetivou observar o papel da linguagem verbal e não verbal como mediadora do processo de aquisição do conhecimento por meio da tradução intersemiótica. Para o trabalho utilizamos a metodologia exploratória através de um estudo de caso que teve como objetivo a observação, a análise dos dados, e a sustentação bibliográfica do uso de recursos imagéticos por/para um aluno surdo. O presente trabalho justifica-se pela necessidade de analisar na prática como a linguagem visual e as atividades multissensoriais podem estabelecer conexões e experiências diversas, e como elas podem agregar gradualmente o aprendizado. Além disso, a experiência mostrou-se eficaz gerando resultados satisfatórios ao alcançar os objetivos propostos previamente, estimulando para além dos resultados, uma melhora efetiva na comunicação verbal, na colaboração mútua e no divertimento. Além disso, a experiência mostrou-se eficaz gerando resultados satisfatórios ao alcançar os objetivos propostos previamente, estimulando para além dos resultados, uma melhora efetiva na comunicação verbal, na colaboração mútua e no divertimento.
Palavras-chave: Libras; Linguagem visual; Tradução intersemiótica
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