RESISTÊNCIA À RADIAÇÃO UV EM MUDAS DE TOMATE PULVERIZADAS COM EXTRATO DE CENOURA
DOI:
https://doi.org/10.18406/2359-1269v11n32024441Resumo
As pesquisas sobre os efeitos da radiação UV nas plantas carecem de conclusões definitivas, destacando a necessidade de estudos adicionais. Este projeto surge frente à demanda por um produto fotoprotetor, visando atenuar os impactos do aumento da temperatura e das adversidades climáticas enfrentadas pelos produtores. O objetivo é avaliar o efeito do extrato de cenoura no crescimento de mudas de tomate expostas à luz UV em condições controladas. O experimento foi realizado no Laboratório de Biotecnologia e Cultura de Tecidos Vegetais do IFSULDEMINAS, Campus Muzambinho, de dezembro de 2021 a setembro de 2022. Utilizou-se sementes comerciais da variedade Santa Adélia. Os tratamentos consistiram em diferentes concentrações de extrato de cenoura, com delineamento experimental inteiramente casualizado, seis tratamentos e dez repetições. Após 60 dias de exposição à radiação UV, as mudas foram avaliadas quanto ao crescimento. As análises estatísticas foram realizadas utilizando o software Sisvar, com dados submetidos à ANOVA e médias comparadas pelo teste de Scott-Knott a 5% de probabilidade. Concentrações de 25% e 75% do extrato de cenoura mostraram maior acúmulo de biomassa fresca das mudas de tomate. Embora não tenha influenciado significativamente o número de folhas e a altura das plantas, o extrato demonstrou ser uma alternativa viável para aumentar a biomassa fresca, mitigando os efeitos oxidativos da luz UV no processo fotossintético. Estudos futuros são necessários para determinar a concentração ideal e o momento mais adequado para a aplicação do extrato, visando aprimorar sua eficácia na proteção das plantas cultivadas sob estresse causado pela radiação UV.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Eixos Tech
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Eixos Tech é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Eixos Tech implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Eixos Tech - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais da obra publicada.