CINE EDUCAÇÃO
A INTEGRAÇÃO DO CINEMA BRASILEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DA LEI 13.006/2014
DOI:
https://doi.org/10.18406/2359-1269v11n42024438Resumo
A Lei Federal Nº 13.006/2014 estabelece a obrigatoriedade de reservar duas horas mensais para a exibição de cinema brasileiro nas escolas de ensino básico. No entanto, a aplicação efetiva dessa legislação tem suscitado questionamentos quanto à sua viabilidade. Essa pesquisa teve como objetivo avaliar a adesão a essa lei em escolas públicas regulares do município de Passos (MG) por meio de pesquisa quantitativa e qualitativa survey, foi aplicado um questionário eletrônico com diretores e coordenadores pedagógicos, visando realizar um diagnóstico abrangente sobre a aplicabilidade da referida lei. Os resultados revelaram um notável desconhecimento da legislação e evidenciaram carências estruturais que comprometem sua efetiva implementação. Com base nesses resultados, foi desenvolvido um material didático, como um instrumento de formação continuada destinado aos professores. Além disso, foi elaborado um diagnóstico da aplicação da lei, com o propósito de servir como guia para melhorias no âmbito das autoridades educacionais, municipais e estaduais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Eixos Tech
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Eixos Tech é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Eixos Tech implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Eixos Tech - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais da obra publicada.