IMPACTO DAS INICIATIVAS DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DE SAÚDE NA EDUCAÇÃO PRIMÁRIA

Autores

  • Ana Tábata Costa Prado UniAtenas - Campus Passos
  • Caique Lohner Oliveira UniAtenas - Campus Passos
  • Brenda Queiroz Gama UniAtenas - Campus Passos
  • Bianca Machado Nasser UniAtenas - Campus Passos

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v11n32024407

Resumo

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) garante que é dever da família, comunidade, sociedade e do poder público assegurar os direitos referentes à vida, saúde, alimentação, educação, esporte, lazer, profissionalização, cultura, dignidade, respeito, liberdade, convivência familiar e comunitária. Deste modo, o artigo visou a promoção e prevenção da saúde dos infantes baseado na melhoria dos hábitos de alimentação e higiene. O estudo foi realizado em uma escola privada de ensino primário do município de Passos (MG) e contou com as seguintes atividades “cuidados básicos de higiene das mãos para prevenção de doenças”, “educação alimentar nas escolas”, “desenvolvimento de atividades educativas e de sociabilização” e a “aproximação do profissional de saúde com o ambiente escolar”. Os encontros ocorreram em um período de oito meses com frequência de duas vezes por semana. As ações foram desenvolvidas com uma média de 75 crianças, de 3 a 9 anos, por meio de atividades interativas, materiais informativos, cartazes, bola, cantorias, dinâmicas em grupo, palestras, rodas de conversas, oficinas de demonstração, materiais de exposição dos assuntos e circuitos de brincadeiras, para que a interação entre os escolares ocorresse de forma lúdica. Os alunos em geral mostraram-se interessados e dispostos a adequarem os ensinamentos à realidade.

Downloads

Publicado

2024-06-24

Como Citar

COSTA PRADO , A. T. .; LOHNER OLIVEIRA, C.; QUEIROZ GAMA, B.; MACHADO NASSER, B. IMPACTO DAS INICIATIVAS DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DE SAÚDE NA EDUCAÇÃO PRIMÁRIA. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 11, n. 3, 2024. DOI: 10.18406/2359-1269v11n32024407. Disponível em: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/407. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos