A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO
VISÕES NA GESTÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.18406/2359-1269v11n22024390Resumo
Este trabalho tem por objetivo descrever como a leitura auxilia no aprendizado dos estudantes, mostrando a sua importância para que os gestores escolares trabalhem a sua promoção. Percebe-se que o ato da leitura muitas vezes não é incentivado pelos gestores e, devido a isso, as bibliotecas não são revitalizadas, apresentando ano após ano os mesmos livros, diminuindo o seu número a cada dia, sem nenhuma intervenção por parte da administração. Atualmente os alunos ocupam-se muito com redes sociais, jogos e outros entretenimentos, ocupando-se pouco com os livros. O objetivo desse trabalho é mostrar o quanto o uso da leitura é útil nos processos de ensino, as possibilidades que se abrem para os alunos e o desenvolvimento intelectual que facilita a fundamentação de argumentos. Nos aspectos metodológicos, consideramos uma abordagem qualitativa, sendo realizada revisão de literatura através de materiais disponíveis no Google Acadêmico e Scielo, utilizando os seguintes descritores: “gestão escolar”; “cultura literária”, “bibliotecas escolares”, “leitura na escola”, “leitura e aprendizado”. Concluiu-se que a leitura é muito importante para o desenvolvimento cultural dos alunos, e que o gestor escolar não pode se omitir em encorajar os alunos, elaborar projetos e iniciar ações que resgatem e reforcem a sua importância nas escolas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Eixos Tech
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Eixos Tech é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Eixos Tech implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Eixos Tech - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais da obra publicada.