Uma possível “religião” estética em Charles Baudelaire:
Reflexões mitocríticas sobre a obra As Flores do Mal.
DOI:
https://doi.org/10.18406/2359-1269v10n22023356Resumo
O artigo abordou o complexo de imagens que constitui o livro “As Flores do Mal” de Charles Baudelaire, sob a ótica metodológica das teorias do imaginário de Gilbert Durand. Em busca de compreender a emergência de imagens semelhantes a símbolos religiosos ou místicos ao longo do texto, se propôs a mapear os principais mitemas que informaram a produção poética do autor, não apenas em sua superfície narrativa, mas nas galerias subterrâneas do texto, sob a forma de vestígios imagéticos redundantes ou obsessivos. Complementarmente, buscou-se identificar as influências exercidas na elaboração poética pela cosmovisão do autor, e pela escola artística decadentista do final do século XIX. Como resultado, encontraram-se traços de uma possível mística não religiosa baudelairiana, o que denota novas possibilidades de desenvolvimento no âmbito das Ciências da Religião.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Eixos Tech
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Eixos Tech é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Eixos Tech implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Eixos Tech - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais da obra publicada.