A gestão de enfermagem e a busca pela qualificação hospitalar: revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.18406/2359-1269v4n1201759Palabras clave:
Acreditação. Assistência. Enfermagem.Resumen
As instituições de saúde buscam excelência no atendimento ao paciente e aprimoramento contínuo das práticas de relacionamento com pessoas e no trabalho. Diante do cenário competitivo atual, as certificações representam um avanço e uma segurança para a área da saúde. Analisar a produção científica acerca dos impactos da acreditação na gestão de enfermagem em Hospitais no Brasil publicada em artigos nacionais entre 2010 e 2016. A análise foi realizada através de pesquisa bibliográfica on-line em periódicos originais relacionados com o tema. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, na qual a coleta de dados ocorreu nos meses de março e abril de 2017. As bases de dados utilizadas foram: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). A amostra constituiu-se de onze trabalhos. Foi estabelecido o recorte do tempo para inclusão de publicações de 2010 a 2016. Percebe-se que a acreditação não é um processo fácil, e quando aplicado de maneira abrupta causa medo, estresse e desinteresse. A cultura organizacional estabelecida também representa um grande empecilho às mudanças versus valores e princípios intrínsecos. Em todas as análises constatou-se que o enfermeiro é peça chave para o sucesso da gestão da qualidade devido ao papel de liderança por ele exercido. A acreditação tem seus pontos positivos e negativos, percebidos de forma diferenciada pelos envolvidos. Almeja-se que este estudo possa suscitar novas pesquisas sobre o tema, a fim de elucidar essas questões.
Citas
CAMILLO, N. R.S.; OLIVEIRA, J.L.C. de; JUNIOR J.A.B.; CERVILHERI, A.H.; HADDAD, M.C.F.L.; MATSUDA, L.M. Acreditação em hospital público: percepções da equipe multiprofissional. Revista Brasileira de Enfermagem, 2016, mai-jun, 69(3), 451-9.
GALVÃO, T.F.; PEREIRA, M.G. Revisões sistemáticas da literatura: passos para a sua elaboração. Epidemiologia e Serviços em Saúde, Brasília, 23(1):183-184, jan-mar 2014
KOBAYASHI R.M.; SILVA A.B.V. e; AYOUB, A.C. Gerenciando dificuldades para acreditação hospitalar em hospital cardiovascular. Revista Rene. Fortaleza. 2010, 11(4), 19-28
LORENZETTI J.; ORO J.; MATOS E.; GELBCKE F.L. Organização do trabalho da enfermagem hospitalar: abordagens na literatura. Texto Contexto na Enfermagem, Florianópolis, 2014 OUT-DEZ:23(4):1104-12
MANZO, B.F.;BRITO, M.J.M.; ALVES, M. Influência da comunicação no processo de acreditação hospitalar. Revista Brasileira de Enfermagem, 2013, jan-fev,66(1), 46-51.
MANZO B.F.; BRITO M.J.M; CORRÊA.A dos R. Implicações do processo de acreditação hospitalar no cotidiano dos profissionais da saúde. Revista Escola de Enfermagem da USP. 2012, 46(2):388-94
MANZO B.F.; RIBEIRO H.C.T.C.; BRITO M.J.M.; ALVES M. A enfermagem no processo de acreditação hospitalar: atuação e implicações no cotidiano hospitalar. Revista latino Americana de Enfermagem. 2012, 20(1)
MUÑOS W.I.S.; TAKAYANAGUI A.M.M.; Santos C.B.; Sanches- Sweatman O. Revisão sistemática da literatura e metanálise: noções básicas sobre seu desenho, interpretação e aplicação na área de saúde. In: Anais do 8o Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem; 2-3 maio 2002; Ribeirão Preto, Brasil. Ribeirão Preto: Universidade de São Paulo; 2002.
OLIVEIRA,J.L.C. de; MATSUDA, L.M. Descredenciamento da Certificação pela Acreditação Hospitalar: percepções de profissionais. Texto Contexto Enfermagem, 2016; 25(1)
OLIVEIRA,J.L.C. de; MATSUDA, L.M. Vantagens e dificuldades da acreditação hospitalar: a voz dos gestores da qualidade. Escola Ana Nery. 2016 jan-mar 20(1)
OLIVEIRA P.B; SPIRI W.C; ACQUA M.C.P.D; MONDINI, C.C. da SD. Comparação entre ambientes de trabalho de hospitais públicos acreditado e não acreditado. Acta Paul Enfermagem. 2016;29(1):53-9.
RIBEIRO H.C.T.C; CAMPOS, L.I.; MANZO B.F; BRITO M.J.M.; ALVES M. Estudo das não conformidades no trabalho da enfermagem: evidências relevantes para melhoria da qualidade hospitalar. CHIA, Colômbia, dez 2014, 14(4), 582-593
SIMAN A.G.; BRITO M.J.M.; CARRASCO M.E.L. Participação do enfermeiro gerente no processo de acreditação hospitalar. Revista Gaúcha de Enfermagem. 2014, jun;35(2): 93-9
VELHO J.M.; TREVISO P. Implantação do programa de qualidade e acreditação contribuições para a segurança do paciente e do trabalhador.2013, RAS, 15(60)
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Eixos Tech é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Eixos Tech implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Eixos Tech - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais da obra publicada.