Cinema e Educação
A utilização de filmes como Ferramenta Educacional Ativa e Reflexiva
DOI:
https://doi.org/10.18406/2359-1269v11n42024432Resumen
Em um mundo midiatizado, o cinema, desde o seu surgimento no século XIX, permite que o ser humano absorva e reflita sobre aquilo que está sendo transmitido na tela. Histórias baseadas em fatos reais, narrativas fantasiosas, documentários, dentre outros, fizeram com que os filmes transpassassem o limiar de uma arte passiva, para assumirem um tipo de cultura massiva, capaz de chegar a diversos públicos, sendo utilizado também como uma possível forma de auxiliar na educação. Desse modo, a partir de um estudo qualitativo, buscou-se entender de que maneira os filmes podem ser utilizados como ferramenta educacional em sala de aula no ensino médio, analisando pesquisas publicadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), seguindo a temática Cinema e Educação, compreendendo o período de 2018 a 2022. A partir da análise, pode-se constatar que a utilização do cinema como forma de apoio aos conteúdos da base curricular se revela de suma importância, oferecendo uma abordagem inovadora e envolvente no processo de aprendizagem.
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